Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

SÃO GONÇALO BEIRA RIO

Quintal da Domingas recebe programação cultural com apresentações de dança, desfile e gastronomia

Foto: Divulgação

Quintal da Domingas recebe programação cultural com apresentações de dança, desfile e gastronomia
O Ponto de Cultura Quintal da Domingas e a Associação Cultural Flor Ribeirinha realizam uma programação cultural no sábado (18), a partir das 19h, no bairro São Gonçalo Beira Rio, em parceria com o Instituto Inca (Inclusão, Cidadania e Ação). O evento marca a entrega do projeto "Quintal da Domingas", que está encerrando os cursos de "Confecção de Figurinos Regionais", "Artesanato em Cerâmica" e o "Flor da Idade", em uma linda festa, com mostras, apresentações de dança, desfile cênico e gastronomia regional.

Leia mais:
Final de semana em Cuiabá tem festas de St. Patrick's Day, show do MC Cabelinho e eventos gratuitos

O evento celebra os três meses de curso no berço da cuiabania, no "Quintal da Domingas", nome dado ao projeto, que encantou e modificou a vida de muita gente, principalmente dos idosos, do Flor da Idade, juntos com os professores e dançarinos, Nay Magda e William Vicente, que também fazem parte do grupo Flor Ribeirinha.

Os alunos vivenciaram sábados de muita energia, alegria e aprendizado, cujo objetivo foi alcançado, que era o de promover o bem-estar físico, mental e a socialização, para uma melhor qualidade de vida ao idoso, por meio da dança regional: o Siriri.

As metas nas outras oficinas também não foram diferentes destas. No curso de Artesanato em Cerâmica, além do bem-estar promovido, ainda foi possível repassar a tradição desta arte manual para futuras gerações, pois tinham alunos de várias idades junto com a professora e ceramista, dona Júlia Rodrigues.

E no curso de "Confecção de Figurinos Regionais", a ideia foi a de oferecer a formação de corte e costura dentro do Ateliê do Ponto de Cultura – Quintal da Domingas, com a confecção de figurinos da dança folclórica mato-grossense, oportunizando a qualificação e a geração de renda, se assim desejar o aluno, com os ensinamentos da professora Rosimeire Góes.

No ateliê, os alunos conheceram todo o processo de confecção, como a criação de modelos, desenho técnico, materiais têxteis, tipos de acabamentos, aprenderam também sobre as máquinas de costura para cada etapa da confecção, e executaram os processos de montagem das peças de figurinos propostas no curso e que farão parte do desfile final.

Por fim, os alunos mostrarão toda a grandeza do projeto, com apresentação de dança, desfile com as roupas confeccionadas, mostra das peças em cerâmica e muito mais. A entrada é gratuita.

O projeto "Quintal da Domingas" é uma realização do Instituto INCA - Inclusão, Cidadania e Ação, em rede com o Ponto de Cultura Quintal da Domingas e da Associação Cultural Flor Ribeirinha, por meio de recursos do Estado de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, com emendas parlamentares impositiva dos deputados estaduais João Batista, Allan Kardec e Wilson Santos, com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Malai Manso Resort, Energisa, Dona do Lar, Sicoob, Bio Óleo e Braavos Indoor Brasil. (com informações da assessoria)

Serviço

Programação cultural no Quintal da Domingas
Quando: 18 de março (sábado)
Onde: Quintal da Domingas, localizado no bairro São Gonçalo Beira Rio
Entrada: gratutia

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet