Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

cultura e renda

Com presença de até mil pessoas, eventos e feiras voltam a levar vida ao Centro Histórico de Cuiabá

Foto: Reprodução

Com presença de até mil pessoas, eventos e feiras voltam a levar vida ao Centro Histórico de Cuiabá
Há alguns anos, o Centro Histórico de Cuiabá sofre as consequências do esquecimento, que afetavam até mesmo o comércio local, por conta do baixo movimento de pessoas. No entanto, uma onda de (re)ocupação do espaço central tem levado vida para a região, como o evento Flash Day Tattoo, com mais de mil pessoas na rua Pedro Celestino. 

Leia também
Infância embalada por musicais que via com mãe e sapateado: conheça Rafael Cerigato

O Flash Day Tattoo foi organizado pelo Movimento Vambora e o estúdio Tattoo Galery. Foram mais de 10 horas de evento, que também envolveu o comércio local, gerando 50 empregos diretos e 30 indiretos. Para o dono do Winchester Pub, Rangel Ferreira D'orazio, eventos como esse são muito importantes e ajudam a dar vida novamente ao Centro Histórico.

"Para mim foi excelente, bem ao lado do meu pub. Pós-evento, o pessoal veio conhecer. Também é bom para mostrar que o Centro Histórico está voltando a ser movimentado. Incentiva, talvez, com que mais pessoas montem seus empreendimentos aqui. Tem muito casarão antigo se acabando, nada atrativos, com pouca segurança e sem uma estrutura boa para empreender". 

A presidente do Movimento Vambora, Silvana Cordova, explicou que o Flash Day Tattoo teve como prioridade o resgate do patrimônio histórico. Durante o evento, a organização fechou parcerias com estacionamentos, moradores e lojas do entorno, para incluir os comerciantes do Centro Histórico. 

Depois, em 22 de março, foi a fez da 1ª Feira Preta, organizada pela Casa das Pretas em parceria com o Sebrae-MT, acontecer na Praça da Mandioca. Com exposições de quilombolas e apresentações culturais, a feira criou espaço de troca de saberes e vivências. 

"A parceria com o Vambora é super importante porque ajuda nas conexões periferias, fomentando o empreendedorismo e a economia criativa, assim como a parceria com o Sebrae. Para além disso, o Movimento Vambora revitaliza o Centro Histórico e traz à tona toda a história do Mato Grosso, que nasce aqui na Praça da Mandioca. A sede da Casa das Pretas também funciona aqui", ressalta a presidente do presidente e fundadora do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune-MT), Antonieta Costa.

Ambos os eventos foram realizados regularmente seguindo todas legislações e autorizações da Prefeitura de Cuiabá e Corpo de Bombeiros.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet