Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

terceira edição

Com Sasminina e Unidos do Araés, Sambão de Jejé entra na programação de aniversário de Cuiabá

Foto: Reprodução

Com Sasminina e Unidos do Araés, Sambão de Jejé entra na programação de aniversário de Cuiabá
Com presença confirmada do Grupo Sasminina, bateria show do Bloco Unidos do Aráes, Raízes do Samba, Semites Marques, Dj Xinn e presença da Musa do Carnaval de Cuiabá, Izzy Lima, a 3ª edição do Sambão de Jejé entrou na programação de aniversário de Cuiabá. O evento será realizado gratuitamente no domingo (16), a partir das 18h, na Praça 8 de Abril. 

Leia também
Artista plástico salva moradora durante incêndio em edifício de Cuiabá; veja vídeos

O sambão une arte, música, gastronomia e feira em homenagem ao cuiabano  e carnavalesco José Jacinto Siqueira de Arruda, popularmente conhecido como Jejé de Oyá. De acordo com o idealizador do evento, Jeferson Bertoloti, o convite para entrar no calendário oficial dos 304 anos de Cuiabá foi recebido com alegria. 

"Recebemos com muita honra o convite para realizar a 3º edição do Sambão de Jejé dentro do calendário dos festejos por Cuiabá no mesmo local onde está acontecendo o festival gastronômico e cultural. Vamos levar todo o brilho, a alegria e energia do nosso projeto que vem ganhando espaço e caiu no gosto da sociedade cuiabana". 

Além de músicas boas, comidas tradicionais e deliciosas, o 3º Sambão de Jejé, terá muitos brinquedos para as crianças, já que tem como objetivo ser um evento para todas as idades. 

Prêmio Jejé de Oya

As primeiras edições do Sambão de Jejé lotaram as praças Bom Clima e Jardim das Américas, em Cuiabá. Elas compõem o calendário de eventos que antecedem o Prêmio Jejé de Oyá 2023, que homenageia as personalidades negras de Cuiabá e da Baixada Cuiabana.

Os profissionais negros que receberão a premiação na edição desse ano foram escolhidos por cinco jurados especialistas das pautas afrodescendentes. As categorias a serem premiadas são: Alimentação e Gastronomia; Artes Visuais; Comunicação e Jornalismo; Afro Científico; Escrita Artística; Estética da Identidade Negra; Impacto Social; Mídias Sociais; Performance Artística; Performance Física.

As pessoas que serão homenageadas e das que receberão a estatueta da premiação nas dez categorias serão apresentadas no dia 29 de abril em uma cerimônia que acontecerá no teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá, a partir das 19h. 

"Em seguida ocorrerá a festa 'Podre de Chique', frase comumente dita por Jejé de Oyá quando uma pessoa estava extremamente produzida. Quem estiver na cerimônia do Prêmio Jejé de 2023 tem direito a adquirir sem custo a pulseira (passaporte) de acesso free a festa black Podre de Chique. A pulseira só será entregue no período das 19:00 às 19:45 no foyer", explicou. 

O Sambão de Jejé é uma realização do Prêmio Jejé de Oyá 2023, com produção da Bemtevi Academia de Arte, conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte de Cuiabá, da Assembleia Social de Mato Grosso (ALMT), do Colégio Fato, do Grupo Vanguard e outras instituições.

Jejé de Oyá

Jejé de Oyá tabalhou por mais de 30 anos em vários veículos de comunicação do estado como colunista social. Ele também atuou com alfaiataria, foi carnavalesco, promoveu muitas festas beneficentes na capital, circulou nos mais variados ambientes da sociedade cuiabana. Jejé ficou muito conhecido por ser destemido, irreverente, sarcástico, ousado, corajoso, inteligente, autêntico e por ter rompido com padrões morais e revelar os acontecimentos do cotidiano social da cuiabania.

"O prêmio leva o nome de Jejé, porque ele foi um dos grandes representantes do povo preto, dos cuiabanos; por ter resistido aos preconceitos que sofreu, por ter feito fissuras por onde passou e por ter sido o grande protagonista de tudo que tocou e com as pessoas ao seu redor. Ele inspirou pessoas em sua época e continua inspirando muitas outras na atualidade", disse Bertoloti.

No dia 11 de janeiro de 2017, um ano após a morte de Jejé de Oyá, uma lei declarou-o como patrono do colunismo social de Mato Grosso. O projeto é de autoria do então presidente da Assembleia Legislativa do estado, Guilherme Maluf. Jejé será sempre lembrado pelas cores vibrantes que usava, pela elegância, pelo jeito de falar, de escrever, de ser e de acontecer nos mais variados setores da capital.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet