Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

com bolsas socioeconômicas

Filósofa abre inscrições para aula online sobre gordofobia em atendimentos médicos

Foto: Jú Queiroz

Filósofa abre inscrições para aula online sobre gordofobia em atendimentos médicos
A filósofa e pesquisadora Malu Jimenez abriu inscrições para uma aula online sobre gordofobia e saúde, que será realizada em 15 de maio, pelo Zoom, das 18h30 às 21h30. O objetivo é propor reflexões sobre a gordofobia como estigma institucionalizado na ciência da saúde e nos estudos da obesidade. Malu também pretende falar sobre como profissionais de saúde podem ser antigordofóbicos no atendimento, garantindo direito ao cuidado para toda a população. 

Leia também
Aos cinco anos, cuiabana participa de competição de skate em SP e sonha com futuro no esporte olímpico

Temas como doença e saúde, saudável, normal e patológico, obesidade, estigma, IMC, cirurgia bariátrica, medicalização, racismo, homofobia, transfobia, gordofobia, capacitismo, saúde colonizadora e violência éticas serão abordados na aula. 

As incrições podem ser feitas a partir desta terça-feira (18) e seguem abertas até 14 de maio. No primeiro lote, a aula pode ser adquirida por R$ 150 (até 30 de abril). A partir de 1º de maio, o valor sobe para R$ 200. A aula poderá ser acessada por 30 dias depois da exibição. 

Pessoas gordas, negras, trans, indígenas, periféricas e deficientes podem se inscrever para seleção de bolsas até 30 de abril no formulário: https://forms.gle/6S4LF84yqjcZYiGc6

Malu Jimenez é professora pesquisadora doutora em Cultura Contemporânea, desenvolve pesquisas, consultorias e cursos voltados à construção de práticas, políticas e programas de valorização e promoção da diversidade como recurso estratégico para o desenvolvimento das instituições e da sociedade. Desenvolve pesquisa financiada pelo CNPQ, no pós-doutorado no programa de Pós-Graduação EICOS em Psicossociologia na UFRJ, com o projeto "Obesidade: o estigma da gordofobia em saúde".

É uma das pioneiras na pesquisa e no ativismo antigordofobia no Brasil, estando entre as fundadoras e coordenadoras das principais redes de pesquisa sobre o tema do país. Organizadora do I Congresso da Pesquisa Gorda no Brasil. É autora de uma obra de referência sobre o assunto: o livro “Lute Como Uma Gorda”, de 2020, que acaba de chegar à sua segunda edição, e autora principal do livro infantil lute como uma gordinha.

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet