Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

carta de vinho e cervejas

Chapada ganha novo restaurante com massa artesanal, porcelanas pintadas à mão e memórias afetivas

Foto: Reprodução

Chapada ganha novo restaurante com massa artesanal, porcelanas pintadas à mão e memórias afetivas
Quando decidiu abrir o Xaraés Bistrô, em Chapada dos Guimarães, a empresária Lucimari Rodrigues priorizou cuidar de cada detalhe pessoalmente. O aconchego do restaurante, que serve massas artesanais e molhos frescos, fica por conta das porcelanas pintadas à mão por ela mesma, os crochês feitos pela avó e pela tia, que foram do enxoval de Lucimari e outras relíquias de família que agora compõem o ambiente. 

Leia também
Sob gritos de 'aqui é CV', MC Daniel deixa palco após plateia arremessar copos de cerveja

“Tudo aqui são memórias afetivas antigas. Isso é para que as pessoas se sintam em casa ou na casa de suas mães e avós”, conta.

Lucimari revela que o negócio foi um incentivo do esposo e a oportunidade surgiu quando um imóvel ficou vago ao lado da fábrica da Xaraés, em Chapada dos Guimarães, que é administrada pela família. 

Em um ponto estratégico da cidade, rodovia que dá entrada à cidade, o bistrô acolhe antigos clientes da Cervejaria Xaraés, mas também atrai novos, já que dispõe uma carta de vinhos selecionados, além de drinques e cervejas. 

Os drinques são da trilogia XGin, produto lançado este ano pela marca, e os rótulos das cervejas mais pedidas - além dos elogios da clientela exigentes, também ganham reconhecimento em concursos nacionais.

A possibilidade de harmonização é grande, já que às massas combinam bem com diferentes tipos de bebidas, e agradam distintos paladares.

Entre os pratos mais pedidos da casa estão o spaguetti all’ovo com molho pesto, que acompanha a burrata, além do raviolli de muzarela com molho ao sugo, que acompanha o escalope de filé mignon. 

Boa parte dos ingredientes utilizados nos pratos são da horta de Chapada dos Guimarães ou da feira - que é abastecida por pequenos produtores locais. Os produtos são de qualidade e, segundo Lucimari, isso ajuda com que a cidade se fortaleça ainda mais economicamente.

“Não somos os primeiros aqui, viemos para fortalecer o comércio, somos parceiros de uma mesma missão. Tornar Chapada dos Guimarães cada vez mais preservada, autossuficiente e com serviço de qualidade, essa é uma de nossas missões”, conta.

Além dos fornecedores do município, alguns são de Cuiabá, como na produção de massas - que chegam frescas no restaurante, da Due Mamma e Belotto Cozinha Italiana ou o Levita Pão, que fornece pães de excelente qualidade e fermentação natural. 

Para sobremesa, Lucimari menciona outros parceiros, como os da produção do Dum Brownie, que acompanha o sorvete artesanal da Frutos de Goiás de Chapada. “Sabemos o quanto é importante fortalecer a economia local e os investidores de todos os tamanhos por aqui. Então fazemos de tudo para incluirmos estes produtos em nossas mesas, pois acreditamos nessa qualidade, movimentamos essa engrenagem”, revela a empreendedora. 

O bistrô funciona de quarta-feira a sexta-feira, das 19h às 23h e nos sábado das 11h às 16h e das 19h às 23h.  Já nos domingos e feriados, o funcionamento é das 11h às 16h. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet