Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Música

inscrições abertas

Coro Experimental MT abre as portas para novos coralistas na Temporada 2024

Foto: Reprodução

Coro Experimental MT abre as portas para novos coralistas na Temporada 2024
Os ensaios para a Temporada 2024 do Coro Experimental MT começam em 1º de fevereiro e as inscrições para novos coralistas podem ser realizadas a partir da próxima segunda-feira (29), virtualmente. Criado em 2017, o Coro Experimental MT mantém a diversidade de repertório e espetáculos marcantes como principais características. 

Leia também 
Poconeano é um dos benzedores mais antigos de Cuiabá: 'benzeção é pensamento'


“Expresso Pantaneiro”, “Studio 90”, “Canção Postal” e “A Tempo” são alguns dos shows já apresentados pelo coral. Recentemente, o Coro Experimental MT se uniu ao Coral UFMT e a Orquestra Sesi. Em 2023, foram duas apresentações com a Orquestra Sesi.

Em setembro, os coralistas se uniram às vozes do Coral UFMT no concerto “Entre Cantos e Batucadas”, que marcou a estreia de “Missa Batucada”, de autoria de Jefferson Neves, que é diretor artístico do Coro Experimental MT. 

O repertório vai do clássico ao pop, passando pela música regional e MPB, sempre com arranjos inovadores. Os coralistas cantam em latim, inglês, português e devem estar preparados para se entregar a todas as possibilidades do canto coral contemporâneo.

“A audição dos novos cantores é para verificarmos a afinação, a capacidade de cantar junto com outras vozes e a extensão vocal dos candidatos, além de podermos fazer a classificação vocal, já que temos grupos de sopranos, contraltos, tenores e baixos”, explica Neves. O mais importante, segundo ele, é ter disponibilidade e comprometimento com os ensaios. 

O amor pela música faz com que alguns cantores se dediquem ao grupo desde a primeira temporada. É o caso de Rosa Attílio, que não tinha experiência em canto coral e é uma das integrantes mais dedicadas, ao lado de cantores veteranos como Vera Capilé, que embora seja uma intérprete consagrada, estreou como coralista no Coro Experimental, em abril de 2017. 

“A minha vontade de cantar e subir no palco vem da infância e quando soube que havia uma chamada para ingressar num novo coro, para uma apresentação especial em homenagem aos 130 anos de Heitor Villa-Lobos, falei para mim mesma: é agora!”, recorda Rosa, que integra o naipe de contraltos. Ela conta que desde então participou de todas as apresentações do CEMT, fazendo novos amigos e se dedicando plenamente às atividades do grupo. 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet