Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

Chapada dos Guimarães

Prefeito vai avaliar índices de covid na próxima semana e não descarta volta de máscaras antes do Carnaval

Foto: Reprodução

Prefeito vai avaliar índices de covid na próxima semana e não descarta volta de máscaras antes do Carnaval
O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, afirmou que não descarta retomar o uso de máscaras como proteção contra covid-19 durante o carnaval. Froner explicou que aguarda a realização do FeijoFolia, neste final de semana, para avaliar os índices de contaminação na cidade. Se houver aumento, o gestor deve anunciar novas medidas já na próxima semana. 

Leia também
João Bosco e Vinícius, Michel Teló, Dilsinho, Lulu Santos e Ferrugem são confirmados no Festival de Inverno


Froner falou com a imprensa sobre a situação da covid-19 em Chapada dos Guimarães na manhã desta quinta-feira (1º), durante coletiva que divulgou o line-up do Festival de Inverno. De acordo com ele, 20 casos foram registrados na cidade, no entanto, nenhum deles da nova variante JN 2.5. 

"Se a gente observar o aumento desses índices e risco para grande concentração devemos tomar medidas, pensando em voltar ao uso de máscaras, orientar sobre o álcool e orientar, de forma consciente, não muito restritiva, a consciência das pessoas de evitar aglomerações. É um pouco difícil agora que acontece o carnaval, mas vamos tentar isso de uma forma equilibrada para que possa controlar o índice da covid-19 e não restringir a parte econômica da cidade, temos que trabalhar com esses dois indicadores que são importantes, acho que vamos conseguir".

O prefeito ainda orientou que foliões que estejam com sintomas de gripe ou suspeita de covid-19 não saiam de casa nos dias de carnaval. "Devemos avaliar na próxima semana já, após o evento do FeijoFolia essa questão, a gente observando o risco, nós vamos anunciar medidas, orientar a população, fazer campanhas e orientar os foliões a terem esse cuidado. Aquele que tiver com gripe ou risco, que não esteja entre os demais, isso é uma consciência de cada um de nós para defendermos a coletividade". 

O gestor explicou que a realização do FeijoFolia e a volta as aulas, em 5 de fevereiro, devem aumentar a circulação de pessoas em Chapada dos Guimarães. Por isso, uma nova avaliação dos índices será feita levando em conta os dois eventos. 

"A partir do dia 5, 5 mil jovens e crianças vão se movimentar de casa para escola e voltar, concentrar em ônibus. Semana que vem, após esse evento, vamos analisar os índices e havendo alterações vamos começar procedimentos de conscientização e controle de espaços, se for necessário". 

Froner também chamou atenção para o aumento de casos de dengue em todo o Brasil. Segundo ele, medidas de limpeza e pulverização no campo foram adotadas em Chapada dos Guimarães.

"Estamos monitorando, coletando larvas diariamente, fazendo controle de pastilhas e reservatório de água, vamos começar, no dia 5, uma limpeza nos bairros que tem foco maior para que não coloque em risco a população local e a visitante, são quase 3 mil casas de veraneio e todo o público que ocupa hotéis, pousadas e casas de locação. Já estamos com sistema de fumacê com pulverizações individuais no campo, uma equipe da Defesa Civil, de voluntários, agentes comunitários de saúde e de endemias, um grande batalhão contra a dengue".

 

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet