Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

partida no CPA 3

Pedal 'Além da Visão' retorna as atividades no dia 20 de fevereiro com novas bicicletas

Foto: Reprodução

Pedal 'Além da Visão' retorna as atividades no dia 20 de fevereiro com novas bicicletas
Com mais de cem ciclistas, a maioria com deficiência visual, o Pedal Além da Visão retorna em 20 de fevereiro, com partida no bairro CPA 3, em Cuiabá. Os integrantes percorrem trajetos de curta e longa distância, que chegam a mais de 50 km por passeio, em bicicletas duplas e triplas. O projeto social, que existe há dois anos, volta a atividade com novos equipamentos. 

Leia também 
DJ faz sucesso com 'cobertura' do BBB 24 e é seguido por famosos: 'as pessoas me param nos rolês'


A aquisição de bicicletas foi realizada por meio do patrocínio da secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer, e realização do Instituto INCA. A equipe é coordenada por eles: Tiago Lima e Jonas Silva, atletas do Goalball, e a pedagoga Zayre Lavor, que estão sempre juntos como guias dos atletas com deficiência visual. 

“Mais um ano que foi finalizado com o sentimento de gratidão, pelo apoio que recebemos mais uma vez do deputado estadual Ludio Cabral, em parceria com o Instituto INCA. E graças a essa parceria hoje nós temos mais cinco bicicletas entregues para o projeto, além disso temos um recurso destinado à manutenção destas bicicletas, que vai garantir, pelo menos, mais 12 meses da existência do Pedal”, destaca o professor de Educação Física, Jonas Silva, um dos incentivadores, coordenadores e idealizadores do projeto.

Graças ao projeto, que é independente, sem fins lucrativos e mantido por voluntários, pessoas e instituições que patrocinam, diversas Pessoas Com Deficiência Visual tem a oportunidade de praticar o esporte em bicicletas adaptadas, mantendo assim a qualidade de vida, auxiliando na saúde como um todo, sendo também um momento de socializar. Para muitos é uma terapia mental, de prevenção e tratamento da ansiedade e a depressão.

E novamente conta com o auxílio do deputado estadual Ludio Cabral, com a aquisição de equipamentos e bicicletas, com recursos de emenda parlamentar impositiva, por meio do Governo do Estado via Secel-MT, apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), com realização do Instituto INCA.

“Nós começamos como um sonho e hoje é praticamente uma realidade, há mais de dois anos. Os guias são os nossos olhos e saímos todas as terças e quintas-feiras da casa da professora Natália, que carinhosamente chamamos de a mãe do Pedal, que nos cede a sua casa para podemos sair e retornar com qualidade e deixar a bicicletas, equipamentos e garrafas de água”, destaca Tiago Silva. 

E independente da idade, qualquer pessoa pode se juntar e pedalar com o grupo e ajudar a fortalecer esse amor pelo esporte e que existe entre o grupo.

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet