Com o tema "Turismo, Eventos, Agro e Negócios", a FIT Pantanal 2024 foi lançada na noite dessa segunda-feira (22), no Sesc Arsenal, em Cuiabá. A edição será realizada entre 30 de maio e 2 de junho, com expectativa de levar 75 mil pessoas ao Centro de Eventos do Pantanal.
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O secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, que esteve no lançamento para representar o Governo de Mato Grosso, explicou que a feira tem papel importante para que as atrações turísticas mato-grossenses ganhem proporções nacionais e internacionais.
Ele destacou os roteiros Cidades Pantaneiras Tradições e Encantos das Águas do Pantanal (Santo Antônio e Barão), Rota Agroecológica Guadalupe e Fazenda Anacã (Alta Floresta), Roteiro Afroturismo Mata Cavalo (Livramento) e Etnoturismo (Campo Novo do Parecis).
"Queremos furar a bolha: trazer influenciadores de fora, trazer operadores de outros estados para realmente colocar Mato Grosso na prateleira. Mostrar que o turismo não é só lazer, é também uma indústria verde que gera emprego, gera desenvolvimento e traz recursos para as cidades".
De acordo com Wellaton, 35 municípios já estão credenciados no evento, que está aberto para inscrição de expositores privados. "Vai de atrativos turísticos à pousadas e restaurantes, área para artesanato, área para agricultura familiar, como por exemplo o premiadíssimo queijo de Nossa Senhora do Livramento. Enfim, tem muita novidade na FIT. Temos voltado a FIT e Mato Grosso para a segmentação, para o afroturismo, para o etnoturismo, turismo de pesca esportiva".
Para o presidente do Sistema Comércio no estado, José Wenceslau de Souza Júnior, que também esteve presente no lançamento da feira, a possibilidade de realizar o evento fomenta toda uma cadeia produtiva, beneficiando centenas de atividades econômicas diretamente ou indiretamente ligadas ao turismo.
“Além de divulgar Mato Grosso para o Brasil e para o mundo, a FIT Pantanal movimentará a economia do estado, fomentando a geração de emprego por meio do turismo, da hotelaria, da cultura, da gastronomia e negócios”, afirmou.
O setor de turismo em Mato Grosso contribuiu com R$ 91,7 milhões em arrecadação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e R$ 41,5 milhões em ISSQN para os municipais em 2023. Os números mostram expansão de 25,1% sobre o ICMS e de 39% para o ISSQN sobre 2022, segundo dados do Observatório do Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
Rodada de negócios e agricultura familiar
Entre a programação, está a Rodada de Negócios do Sebrae Mato Grosso, que somente no ano passado, gerou uma expectativa de volume de negociações nacionais na ordem de R$ 10,2 milhões e de US$ 262 mil com operadores internacionais. A ação tem o objetivo de apresentar novos produtos turísticos do estado e firmar parcerias entre empresários do trade turístico local, com operadores nacionais e internacionais.
Novamente haverá a participação da agricultura familiar, que levou mais de 50 expositores na edição do ano passado, entre associações e cooperativas de agricultores, que gerou um faturamento de R$ 350 mil com a comercialização de mais de 2,3 mil produtos.
Neste ano, a expectativa é de uma participação ainda maior de associações e cooperativas de agricultores, que englobam representantes das comunidades tradicionais, assentados, quilombolas, indígenas e povos da floresta.
Com a Aldeia do Conhecimento, uma extensa programação será ofertada aos visitantes e interessados, por meio de capacitações, mesas redondas, palestras, workshops painéis e oficinas promovidas por diversas entidades.
A programação inclui diversos temas, como: Redes Sociais como estratégia de mercado para pessoas artesãs; Agrotour tech: descubra as novas fronteiras do turismo agro tecnológico; Turismo rural - caminhadas na natureza como Estratégia para o Turismo rural consciente e Turismo Rural Regenerativo; Produção de eventos: como evitar problemas; Atuação em evento: vocação ou talento, entre outros.