Olhar Conceito

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Gastronomia

com cardápio autoral

Várzea-grandense desiste de Medicina e abre hamburgueria no quintal da casa em que cresceu

Foto: Reprodução

Várzea-grandense desiste de Medicina e abre hamburgueria no quintal da casa em que cresceu
Antes de transformar a paixão pela gastronomia em profissão, o cozinheiro Allan Otavio de Souza, de 33 anos, cursou três anos de medicina, mas tomou a decisão de desistir quando viu que não estava trilhando o caminho que gostaria. Hoje, Allan comanda a hamburgueria Quintal Burger, na rua Salim Nadaf, em Várzea Grande, em meio às árvores do quintal da casa que era da avó, onde viveu até os 15 anos. 


Leia também 
Prefeito de MT faz queima de fogueira de 69 metros e bate recorde brasileiro


“Não foi algo planejado, fazia medicina, fiz três anos e chegou a pandemia, ficou aquele rolo todo, vai e vem... Sempre gostei de cozinhar, família do meu pai toda é de cozinheiros. Mas eu tinha esse medo de ir para esse lado, apesar de ser algo que eu gostava de fazer, pensava que deixaria de gostar de fazer o que gosto se virasse um trabalho. As coisas foram acontecendo e vi que não gostava de fazer medicina, é aquela história da pressão. Decidi fazer o que eu gosto”. 

A hamburgueria funciona de quinta-feira à sábado, das 18h30 às 22h30. No cardápio, o várzea-grandense usa a criatividade nos lanches autorais, como o “Explosão Tropical”, que leva abacaxi, banana da terra, queijo coalho e melado de cana. A criação se tornou um dos favoritos entre os clientes. 

Allan compara a cozinha da hamburgueria com um laboratório, onde mistura ingredientes para entregar um cardápio diferenciado aos clientes. “Quando experimentam a Explosão Tropical, algumas falam que se sentiram jurados de programa gastronômico, porque sentiram todas as camadas de sabor, é bem interessante, quando você morde o abacaxi explode na boca e depois você já sente o gosto da carne. Além desse tenho outros como o de geleia de bacon com pimenta e cebola caramelizada, tenho os tradicionais, tem farofa de bacon”. 

Cozinhar sempre foi uma constante na vida de Allan, que conta sobre gostar de preparar hambúrgueres e churrasco para as pessoas queridas. Por isso, quando decidiu deixar a medicina, ele tentou adiar a decisão de transformar a gastronomia em profissão, tinha medo de que a rotina de trabalho lhe fizesse perder a paixão. 
 

No entanto, hoje o cozinheiro se surpreende ao ressaltar que o que aconteceu foi o contrário. Mesmo com a correria de administrar a hamburgueria e preparar os lanches, Allan conta que se sente realizado ao chegar na cozinha para mais um dia de trabalho. Rotina que se repete há dez meses, desde que a Quintal Burger abriu. 

“Às vezes a gente acorda meio para baixo, não estamos bem, mas quando chego aqui e começo a mexer nas coisas, parece que muda tudo. Não aconteceu o que eu temia, pelo contrário, peguei mais gosto pelo negócio. Foi quando vi que não teria mais para onde ir, que seria isso. Sempre gostei de cozinhar, mas só para os amigos, fiz vários cursos e workshops de churrasco e outras especializações. Todo mundo falava para vender hambúrguer”. 

Além da hamburgueria, a ideia de Allan é transformar o quintal, que um dia foi da avó, em uma vila gastronômica com outros tipos de pratos como churrasco e pizza artesanal. Recentemente, ele lançou a própria linha de produtos culinários. O primeiro item é a geleia de bacon com pimenta, que já faz sucesso em um dos hambúrgueres do cardápio. 

Allan também criou linha de produtos culinários e geleia de bacon com pimenta é o primeiro lançamento. (Foto: Olhar Conceito) 

“Tem um hambúrguer aqui que faço com ela e todo mundo começou a me perguntar. Decidi fazer para vender, criei minha marca de produtos culinários e pretendo oferecer só produtos assim, que a grande maioria das pessoas nunca experimentaram. A próxima ideia é uma mostarda de bacon, quero levar tudo para esse lado do bacon, vou tentar fazer uma mostarda de bacon, mel e uísque”. 

Com a hamburgueria funcionando em Várzea Grande, o cozinheiro também tem como objetivo destacar a importância de se valorizar o comércio local. “Algumas pessoas preferem ir para Cuiabá pagar um valor mais caro do que aqui. Meu interesse é mostrar que aqui tem lanche bom e de qualidade. Nada contra, já fui uma dessas pessoas. Tem gente que sai daqui para pagar R$ 50 ou R$ 60 em um lanche em Cuiabá, mas não vem prestigiar o que é daqui”.

A decoração acolhedora e com clima de casa do Quintal Burger foi pensada para que todos sentissem um pouco da energia do lugar em que Allan cresceu. “Queremos trazer isso da pessoa vir aqui e se sentir no quintal de uma casa mesmo. Já pensamos em construir várias coisas aqui, montar kitnet, mas não dá para perder um espaço como esse no centro da cidade. É bem legal a reação das pessoas quando chegam aqui pela primeira vez, dizem que parece uma chácara no meio da cidade”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet