Olhar Conceito

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Música

Ritmo

Com muito Ziriguidum espetáculo musical conta história do Samba sob olhar cuiabano

Foto: Da Assessoria

Com muito Ziriguidum espetáculo musical conta história do Samba sob olhar cuiabano
O espetáculo cênico musical “Ziriguidum, do Semba ao Samba” contará a história do samba sob a ótica de cuiabanos no próximo dia 15, no Cine Teatro Cuiabá, a partir das 20h. Além de ser contada a trajetória do ritmo, o público também terá o privilégio de escutar o primeiro samba gravado e recordação os principais sambistas brasileiros.

Leia mais: A delicadeza do crochê impressa no barro é exposta e lançada nesta quarta no Sesc Arsenal
Caldo verde e salmão ao molho de maracujá são dicas para o dia mundial da dieta


De acordo com o músico, Caçula do Pandeiro o espetáculo é uma autêntica viagem pela trajetória do ritmo. Ele observa que o samba brasileiro está diretamente ligado as raízes africanas, e, que este recebeu o reforço de ícones do gênero que aportaram no País.

Caçula cita a importância da trajetória sambista de nomes consagrados da área, a exemplo de Pixinguinha, Cartola e outros importantes que estão imortalizados na cultura popular brasileira.

"O Brasil é pródigo em talentos, em música de gêneros diferenciados. O samba está integrado de maneira forte a esse segmento. O espetáculo "Ziriguidum" é uma releitura da trajetória marcante do samba tupiniquim, passando pelos batuques africanos e samba de roda. Naquela época, era chamado de “Semba” pelos negros em Angola e no Congo, e chegou ao Brasil por volta de meio século atrás".

O músico também coloca em evidência a animação característica do ritmo e o gingado brasileiro. "Brasileiro tem sangue nas veias, costuma-se dizer por aí. É verdade. Qualquer som mais animado, batucada sambista, e muitos já deixam o molejo das pernas à mostra, alegria estampada no rosto. O samba tem esse poder, de mexer com o íntimo das pessoas. Quem não s emociona com os desfiles carnavalescos?”.

Daí a alusão de nomes conhecidos do samba no show Ziriguidum, explica. “Pixinguinha, Cartola, Noel Rosa, Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, todos tiveram e têm importância cultural nesta concepção da antiga e nova roupagem do samba brasileiro, acrescido de ritmos conhecidos de todo o povo da Nação. Aí se incluem o famoso chorinho, marchinhas de carnaval e samba enredo. Enfim, o evento do dia 12 é, em síntese, uma homenagem ao samba. Uma maneira de transmitir para o público a história da MPB, do nosso Samba".

Serviço

O que: Ziriguidum, do Semba ao Samba
Quando:15 de outubro
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Horas: 20h
Mais informações: (65) 9621 3992, 9232 4145
www.caculadopandeiro.com.br/ http://bateriaexplosivashowmt.blogspot.com.br/
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet