Olhar Conceito

Segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Notícias / Gastronomia

dia do enólogo

A arte misturar bases, combinar notas e criar a bebida dos deuses; saiba mais sobre o enólogo

Da Redação - Laura Petraglia

22 Out 2013 - 09:05

Foto: Reprodução

A arte misturar bases, combinar notas e criar a bebida dos deuses; saiba mais sobre o enólogo
Tal e qual um artista que precisa dominar plenamente a técnica e conhecer as cores para criar suas obras, o Enólogo, cujo dia é comemorado nesta terça-feira, dia 22 de outubro, sabe profundamente as técnicas para elaborar vinhos para ser apreciados como verdadeiras obras de artes. Esses profissionais estudam e conhecem profundamente o mundo do vinho.

O enólogo é o profissional é responsável pela elaboração da chamada bedida dos deuses, é ele quem faz o blend (mistura de vinhos bases), e tem que ter total conhecimento da terra e das vinha, já que processo de elaboração dos rótulos começa bem antes das uvas serem plantadas.

Leia mais: Mais alcoólico e licoroso, vinho do Porto é apreciado por todo o mundo; saiba como tomar
Cuiabanos deixam a cerveja de lado e consomem mais vinho no frio; consultor ensina como escolher

É ele o responsável pelas decisões de produção de todas as etapas do vinho, como por exemplo, a análise do terroir, métodos de irrigação, escolha das mudas, melhor técnica para plantar, poda e colheita.

Após finalizada a fase da colheita das uvas, o enólogo é quem define as técnicas de vinificação, cortes (mistura de castas), tempo de amadurecimento e o momento certo do vinho ir para o mercado.

No Brasil, existe em Bento Gonçalves a Escola de Enologia, de nível médio e a Faculdade onde se formam os Tecnólogos de nível superior.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet