Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

sabores

Ingredientes da culinária regional serão anfitriões do 3º Festival Gastronômico; confira programação

Foto: Reprodução/Ilustração

Ingredientes da culinária regional serão anfitriões do 3º Festival Gastronômico;  confira programação
Com o tema “Ingredientes e Cultura” o 3º Festival Gastronômico da Unic será realizado entre os dias 29 e 31 de outubro, no campus do Shopping Pantanal, em Cuiabá, direcionado a estudantes e profissionais da área. Nesta edição, os ingredientes da gastronomia regional serão os destaques do evento. A proposta do festival é justamente acompanhar as tendências e se unir aos grandes centros gastronômicos.

Simultaneamente ao Festival Gastronômico ocorre o 2º Festival de Bolicho, no qual o público poderá assistir a uma aula show de escaldado cuiabano e apresentações de pratos feitos pelos alunos do curso. Na ocasião, haverá também uma banca de jurados que avaliará as receitas da mostra. 

Leia mais: A arte misturar bases, combinar notas e criar a bebida dos deuses; saiba mais sobre o enólogo
Temperos naturais perfumam, dão sabor aos alimentos e ainda possuem diversos benefícios à saúde


Segundo a assessoria do evento, a novidade deste ano será a palestra ‘Redescobrindo a Gastronomia Brasileira’ com um dos renomados chefs do Brasil, Alberto Landigraf. Ao todo serão 400 vagas para estudantes, no valor de R$ 20,00. Enquanto para os profissionais 200 vagas estão disponíveis, no valor da inscrição é de R$ 40,00. Para participar, os interessados devem ir à Coordenação de Extensão (COEX), localizada na Av. Beira Rio, 3.100 - bairro Jardim Europa e realizar a inscrição.

Durante esses três dias, os participantes poderão interagir com um programação ampla que contempla palestras e oficinas, além do concurso “Lufada de Peixe”, que terá a participação dos acadêmicos do curso de gastronomia da instituição de ensino. As atividades serão realizadas nos laboratórios da universidade.

A coordenadora do curso, Valda Alfonso, o evento tem como objetivo de trazer aos alunos conhecimentos diferenciados dos vistos em sala de aula, como novas técnicas e as tendências da gastronomia atual. “Os acadêmicos terão a oportunidade de aprender com profissionais da área com vasta experiência, que irá complementar o aprendizado dos mesmos”, destaca.

Mais informações, ligar no (65) 3363-1108.

Landigraf


Nascido em Cornélio Procópio e criado em Maringá, no Paraná, Alberto Landigraf, 33 anos, coleciona prêmios desde a abertura de seu primeiro restaurante, o Epice, em 2011, e hoje é referencia na nova geração da gastronomia no Brasil.
Sua cozinha inovadora, contemporânea e autoral, que investe no apuro da técnica e na sazonalidade dos ingredientes, é resultado de experiências acumuladas em cinco anos de estudo e trabalho na Europa, onde cursou a escola de gastronomia londrina Westminster e atuou ao lado de chefs como Gordon Ramsay e Tom Aikens, na capital britânica, e Pierre Gagnaire, em Paris, todos os donos de estrelas Michelin.

Confira a programação completa


Terça-feira (29/10)
8h30 – Abertura oficial da 3ª Jornada Matogrossense de Gastronomia: ‘Ingredientes e Cultura’
8h40 às 11h30 – Debate: ‘Mato Grosso – Identidade Gastronômica’. Moderador: João Carlos Caldeira. Participantes: Paulo Machado, Fernando Mack, Fernando Quaresma, Jarbas Nascimento, Eduardo de Camargo, Elson Figueiredo e Luciana Leite.
14h às17h – Oficina: Peixes Regionais: Marina Okada (Chef da peixaria Okada)
14 às17h – Oficina: Bolo de Arroz – ícone da Cuiabania – Dona Eulália (proprietária e culinarista do espaço Chá com Bolo).
19h às 22h – Workshop Cozinha Regional Matogrossense com harmonização de vinhos – Kézia Giugni (Sommelier e consultora de vinhos) Alex Moulaz (Chef do restaurante Avec).

Quarta-feira (30/10)
13h às 16h – Oficina: Confeitaria Especial: Thiago Marcelo Bettin (Chef Pâtissier)
10h às 22h – 2° Festival de Bolicho – Em frente à UNIC Pantanal.
14h às 17h – Oficina: Método Sous Vide com Harmonização de Vinhos: Fernando Mack (Chef do restaurante Mahalo) e Mário Márcio de Campos (Consultor de vinhos do supermercado Big Lar).
19h às 22h – Oficina: Cozinha Pantaneira: Paulo Machado (Chef, pesquisador e proprietário do Instituto de Pesquisas em Alimentação Paulo Machado – Campo Grande).

Quinta-feira (31/10)
10h às 14h – Concurso Lufada – Comissão Julgadora: Alberto Landgraf, Ariane Malouf, Fernando Mack, Luciana Leite, Aline Bortoli, Gina Defanti, Alex Moulaz, Ana Lúcia Pereira, Alberto Machado e Simone de Castro Wojcicki.
14h às 17h – Oficina: Cozinha Brasileira Contemporânea com Harmonização de Vinhos – Alberto Landgraf (Chef restaurante Epice de São Paulo), Luiz Roberto Lima (Consultor de Vinhos do supermercado Big Lar).
19h às 21h – Encerramento: Palestra: Redescobrindo a Gastronomia Brasileira – Alberto Landgraf – Local: Auditório: Ágora (Hotel Gran Odara).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet