Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

exposição

Resgatar as raízes culturais é proposta do Panorama das Artes Mato-grossenses de 2013

Foto: Marianna Marimon

Panorama das Artes

Panorama das Artes

Um resgate as raízes artísticas e culturais é o que propõe o Panorama das Artes Mato-grossenses 2013 cujo lançamento foi realizado nesta terça-feira (26) pela secretária estadual de Cultura, Janete Riva, no Centro Paroquial Nossa Senhora do Carmo em Várzea Grande. A mostra que teve curadoria de Marília Figueiredo Leite poderá ser visitada pelo público até a próxima quinta-feira (28). A artista Vitória Basaia foi a homenageada da mostra que contou com obras de mais oito convidados. A primeira-dama do município e secretária de saúde, Jaqueline Guimarães e o vice-prefeito Wiltinho Coelho (PR) também prestigiaram o lançamento.

Leia mais: Artista cuiabana cria técnica inovadora e têm o trabalho exposto nos Estados Unidos

Para Janete Riva, a primeira intenção do Panorama das Artes (Pam) é a formação do público, e com um discurso afinado, a secretária opina que ‘a cultura é a alma do povo’, e por isto, é preciso que haja este resgate das raízes. “Queremos inserir os jovens no mundo das artes, promover a cultura e dar visibilidade é valorizar e fazer com que as pessoas comecem a criar gosto pela arte”, disse.

O Panorama das Artes ainda irá perpassar por cinco municípios do Estado sendo três grandes pólos como Alta Floresta, Sinop e Rondonópolis. “Com a globalização temos o mundo em nossas mãos, a distância é apenas de um clique, mas queremos reconhecer as nossas raízes, que haja outros valores, como o respeito pela nossa terra”, afirmou Janete.

O foco da mostra é apresentar a identidade cultural de Mato Grosso, para que a população possa ter orgulho dos artistas, enfatizou a secretária, que também ressaltou que o Panorama das Artes faz parte de uma série de ações da Secretaria de Cultura (SEC), e que em 2014, apesar do orçamento ser menor, será o ideal para que a gestão caminhe.

Vitória Basaia que há 30 anos reside em Várzea Grande comemorou que a mostra aconteceu ‘do outro lado da ponte’, e ressaltou a apresentação de Banda de Percussão da Escola Irenyze Godoy. “Estou muito honrada de que haja um olhar para este lado da ponte, porque nacionalmente e internacionalmente me conhecem como artista de Cuiabá, mas temos a rede, a arte e até o aeroporto deste lado”, brincou.

Já Marília Figueiredo Leite em seu discurso, homenageou as autoridades presentes, quebrando a tradição, devido a grata homenagem à Vitória Basaia. “É uma honra e um presente e quero homenagear as autoridades, porque são os artistas que estão sendo homenageados com este reconhecimento à Basaia, que está acima do conceito de técnico e estético, é uma artista de verdade”, considerou a curadora da mostra.

Para Marília, a gestão cultural é justamente isto, unir as forças para fazer arte e reconhecer os esforços. “Nossos artistas não são apenas de Mato Grosso, são do Brasil”, exaltou.

Escolas municipais e estaduais já agendaram visitações ao Panorama das Artes, sendo que o público infanto-juvenil esteve presente ao lançamento.

Confira a programação completa:

Dia 26 - Terça-Feira

08:00 – Abertura Oficial – Banda de Percussão da Escola Irenyze Godoy
08:30 – Visitação
09:15 – Quarteto de Cordas

14:00 – Bate Papo com o artista
14:40 – Visitação
15:30 – Siriri Passos Miudinhos


Dia 27 - Quarta-Feira

08:00 – Bate Papo com o artista
08:40 – Visitação
09:30 – Siriri Nhana Santa

14:00 – Bate Papo com o artista
14:40 – Visitação
15:30 – Banda Fundação Jaiminho

Dia 28 - Quinta-Feira

08:00 – Bate Papo com o artista
08:40 – Visitação
09:30 – Chorinho

14:00 - Bate Papo com o artista
14:40 – Visitação
15:30 – Banda de Jazz

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet