Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Fotógrafo registra sertão na maior seca dos últimos 60 anos

Foto: Gilvan Barreto/Divulgação

Fotógrafo registra sertão na maior seca dos últimos 60 anos
Uma viagem pelo sertão de Pernambuco feita durante o verão de 2013, no auge da maior seca dos últimos 60 anos, resultou no “O Livro do Sol”, a segunda publicação do fotógrafo Gilvan Barreto.
"Viajo pelo sertão pernambucano há mais de 20 anos. Sempre me encanto com os contrastes da região, com a paisagem e principalmente com a maneira que o sertanejo se relaciona com a natureza. Uma paisagem tão bruta e o mesmo tempo tão delicada", conta sobre a motivação do seu último trabalho em entrevista por email ao G1.
"A viagem nasceu de duas ideias fixas: a busca pela água e a poesia de João Cabral de Melo Neto." Apesar da 'inspiração' a obra de Gilvan assumiu vida própria: “Não me interessava fazer um diário fotográfico. Não queria um livro de estrada, com anotações no caderninho, diário de bordo repleto de casualidades.”

A tal indústria da seca não só persiste, como hoje é mais diversa, forte e eficiente"
Gilvan Barreto
O roteiro foi desenhado 'mentalmente' pelo fotógrafo, marcando as cidades onde nasceram alguns amigos e outros sertanejos que ele admira. "É uma retribuição a estas pessoas, por suas obras e testemunhos que deram alma à paisagem sertaneja que passei a enxergar. Foi uma viagem solitária de um mês. Andei mais 4 mil km principalmente no Estado de Pernambuco mas também cruzei as divisas do Estado com a Paraíba, Alagoas, Bahia e Ceará.'
Durante a viagem muitas descobertas e algumas tristes constatações segundo Gilvan. "A tal indústria da seca não só persiste, como hoje é mais diversa, forte e eficiente. A água, elemento básico para nossa sobrevivência, hoje é um mero item de comércio e instrumento gerador de desigualdade social. Quem tem água produz, se desenvolve e pode consumir mais água. Quem não tem água está fora deste ciclo."

Sobre o título Gilvan explica, “apesar do que o título pode sugerir, aqui não é o sol nascente que interessa. Mas o sol que evitamos, o sol que seca e destrói as coisas por lá: ‘O Monstro do Sertão’ (título de xilogravura de J. Borges). Uma fotografia que opera nas sombras pesadas desse sol. Este é um livro dos contrastes."
No dia do lançamento do livro em São Paulo, 3 de dezembro, algumas imagens do livro serão projetadas em telão montado na Rua Aspicuelta, em frente a galeria DOC, na Vila Madalena.
Lançamento do livro “O livro do Sol”, de Gilvan Barreto
3 de dezembro às 19h
Rua Aspicuelta, 662 - Vila Madalena - São Paulo
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet