Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

cultura africana

UFMT lança museu digital com foco na cultura africana; Conheça o Museu AfroDigital

Foto: Reprodução/ Museu AfroDigital

UFMT lança museu digital com foco na cultura africana; Conheça o Museu AfroDigital
O lançamento oficial é nesta terça-feira (03), mas o site já está no ar. Nele se vê história, lembrança, cultura. É, ao mesmo tempo, um Museu Afrodigital, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Leia mais: Dia Nacional do Samba remete aos primórdios do Brasil; o ritmo que revela as nuances do país

O objetivo é disponibilizar documentos em formato digital, por meio de exposições, arquivos e acervos, a história de africanos e seus descendentes no Brasil. O projeto é coordenado pelas professoras do Instituto de Educação (IE) da UFMT, Maria Lúcia Rodrigues Muller e Cândida Soares da Costa.

O Museu será lançado durante o Seminário Ações Afirmativas e Memória de Comunidades Negras em Mato Grosso, que será nesta terça-feira (3) e quarta-feira (4), no auditório I, do IE, campus de Cuiabá, e contará com a presença de lideranças quilombolas, lideranças de terreiros de religiões de matriz africana e representantes de entidades ligadas ao movimento negro, no intuito de estabelecer parcerias e obter depoimentos sobre as histórias dos Quilombos e dos Terreiros em Mato Grosso.



O Museu Afrodigital - Galeria Mato Grosso está associado a iniciativas semelhantes nas universidades Federal da Bahia (UFBA), Federal do Maranhão (UFMA) e Federal de Pernambuco (UFPE), que atuam em rede na troca de informação e de soluções para temas como memória afro-brasileira, museus, patrimônios culturais e cultura digital. O Museu e o Seminário têm o apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

Para visitar o Museu AfroDigital, clique aqui. 

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet