Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

nigéria

Série fotográfica mostra homens que domesticam hienas; Veja fotos

Foto: Reprodução

Série fotográfica mostra homens que domesticam hienas; Veja fotos
Tudo começou com uma imagem que deixou Pieter Hugo impressionado: um grupo de homens, em Lagos, Nigéria, seguia pelas ruas com uma hiena pela mão, como se fosse de estimação. O fotógrafo seguiu-lhes o rasto e criou a dura e petrificante série The Hyena & Other Men.

A imagem que deixou Hugo impressionado saiu num jornal sul-africano e descrevia os homens como ladrões e vendedores de droga. O fotógrafo foi encontrá-los numa favela na periferia de Abuja e descobriu que eles vivem afinal das performances que fazem nas ruas com os animais, entretendo as multidões e vendendo medicamentos naturais. São chamados de Gadawan Kura, espécie de “guias de hiena”.

“The Hyena & Other Men” capta todo o grupo, de alguns homens e uma menina, 3 hienas, 4 macacos e várias pítons (eles têm permissão do governo para manter os animais). O fotógrafo explora a relação entre urbano e selvagem, mas principalmente a tensão vivida entre homens, animais e natureza. Num relato curioso, ele conta que as expressões que mais anotou no seu bloco foram “dominação”, “co-dependência” e “submissão”. A relação do grupo com as hienas era tanto de afeto, como de dominância.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet