Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

até 5 de fevereiro

Mostra de Arte Contemporânea reúne trabalho de renomados artistas de Mato Grosso no Clube Feminino

Foto: Reprodução

João Sebastião

João Sebastião

A Secretaria Estadual de Cultura (SEC) inaugura nesta segunda-feira (20) às 19h, a Mostra de Arte Contemporânea, no Clube Feminino e que fica aberta para visitação do público até o dia 5 de fevereiro. Para compor a Mostra, serão expostos os trabalhos de renomados artistas de Mato Grosso, como os pintores João Sebastião, Adriano Figueiredo, Victor Hugo e o fotógrafo Vilson de Jesus. Além da SEC, a Mostra é realizada por meio do Programa de Apoio à Cultura (PROAC 2013).

Leia também: Projeto Turismo nos Parques de Chapada dos Guimarães é retomado pelo Sebrae em 2014

Artistas de renome não só no Estado, mas no Brasil e no mundo. Caso de Victor Hugo, artista plástico que no auge de seus 59 anos, possui telas em vários países, como Estados Unidos, Portugal, Vaticano, Inglaterra, Japão e Índia.



A pegada de Victor Hugo na pintura segue uma linha de natureza, em que revela ao mundo, as belezas naturais de Mato Grosso, em que retrata a onça pintada, o tuiuiú, as araras, enfim, toda a fauna e a flora do cerrado brasileiro. Com o mote: Pantanal, Amazônia e Cerrado, Victor Hugo abre caminho através de sua arte para alertar sobre as espécies em extinção nestes três biomas.

Já João Sebastião, famoso por suas onças humanizadas, não precisa revelar que a sua preferência nas artes é por retratar o animal e o caju. Com renome internacional, João Sebastião é apontado como um dos nomes expoentes da pintura moderna em Mato Grosso.

Esculturas, pinturas e até máscaras de onças, o artista promete que a inspiração vem do mundo ao redor, mas, sempre com uma pitada de um universo fantástico, que apenas João Sebastião tem o poder de ilustrar. Homens que viram animais e animais que viram homens.

E ainda assim, retrata o cotidiano, a terra, e em cores, revive o Mato Grosso.

Outro artista que compõe a exposição e também famoso por trazer às telas as cores da sua terra, as impressões do seu cotidiano regional, Adriano Figueiredo pinta desde os 15 anos de idade, é um artista que classifica a sua pintura conforme os próprios instintos, já que não possui formação técnica. Talvez seja este o segredo por uma arte tão viva e impactante.

E para finalizar, o fotógrafo Vilson de Jesus trará algumas fotografias icônicas de sua carreira.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet