Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

Boutique de Pães

Panetteria Tabacchi explora fermentação natural na fabricação de pães artesanais e exclusivos

24 Fev 2014 - 11:30

Especial para o Olhar Conceito - Thalita Araújo

Foto: Stéfanie Medeiros

Panetteria Tabacchi explora fermentação natural na fabricação de pães artesanais e exclusivos
Em um pequeno e reservado espaço no bairro Jardim Petrópolis nasceu a Panetteria Tabacchi. O ambiente é muito limpo, organizado, mas, o que atrai a atenção em primeiro lugar é o que deveria, mesmo: pães, baguetes, bolos, cookies de encher os olhos e agradar o olfato...

Uma bancada abriga os pães e baguetes em cestos. Do outro lado, uma prateleira com grissinis, bolos, cookies e outros produtos que, apesar de revestidos por embalagem, nos mostram nitidamente seu caráter artesanal. O brownie não passa despercebido.

A entrevista demora um pouco para começar e ser finalizada, pois Eduardo Tabacchi precisa ajudar a filha a atender os clientes que vão chegando. Célia Tabacchi está na cozinha, atarefadíssima. E, nesse ritmo, sacos e mais sacos vão saindo da pequena loja. Clientes degustam novidades. Outros pedem para comer o que compraram ali mesmo e se acomodam em mesas.

Leia também:
Espaço sustentável com a cara do mundo: Padaria do Moinho abre as portas a partir de março
De cerveja a carne seca, casal inova em panificação artesanal apoiados no sagrado alimento
Pães artesanais trazem novos sabores para Cuiabá; Conheça Panetteria Tabacchi

Com um sorriso no rosto, Eduardo conta que o movimento tem sido assim normalmente. O mercado que a Panetteria explora é bem direcionado e Cuiabá tem um público exigente, carente de novidades deste tipo.

O estabelecimento trabalha com panificação artesanal, sem edição de produtos químicos, utilizando a fermentação natural para a confecção dos pães. A farinha usada também é especial, sem adição de químicos como a farinha de trigo comum que utilizamos. E também há ingredientes importados, como a farinha Camp Remy, da França.

Eduardo explica que o processo de fermentação natural é bem mais lento e demorado, demanda mais atenção, mais serviço. Os benefícios? Além do sabor de um pão de verdade (e não o sabor do fermento químico, que se sobressai) o produto torna-se mais saudável e com maior capacidade de digestão pelo nosso organismo.

A Panetteria tem pouco mais de 4 meses de vida. O curioso é que Eduardo é dentista e Célia, fonoaudióloga. Ela sempre foi apaixonada pela cozinha e acabou arrastando o marido. Juntos, eles começaram a planejar o negócio há 3 anos, fazendo cursos e mais cursos, testando e experimentando receitas em casa.

Eles continuam com seus ofícios pela manhã e, pela tarde, colocam os aventais e as mãos na massa, literalmente. Todo dia há os pães básicos e a cada dia da semana saem alguns recheados, como os de gorgonzola, calabresa, azeitonas, abóbora com carne seca e outros. Na sexta-feira, a boa do dia é o recheado com bacalhau, um sucesso.

A Panetteria Tabacchi - Boutique de Pães Artesanais funciona de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 19h30, na Rua Sá Porto, número 10, Jardim Petrópolis. Informações e encomendas pelo (65) 9673-5518.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet