Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

Depressão

CVV atende público no Carnaval: "Pessoas solitárias sentem-se mais isoladas durante festas"

Foto: Stéfanie Medeiros

CVV atende público no Carnaval:
Na sexta-feira (29), o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, entregou a chave da cidade ao Rei Momo e Rainha do Carnaval da capital mato-grossense. Com este gesto, as celebrações, festas e manifestações de alegria carnavalesca começaram. No entanto, algumas pessoas sentem-se isoladas do mundo e, com todas as comemorações, sentem-se ainda mais solitárias e deprimidas.

Leia mais:
 CVV diz que imprensa precisa rever tabu sobre suicídios e compara à Aids: tem que falar para esclarecer

“Mesmo que todos aparentem estar felizes e alegres, se alguém estiver triste, sentindo-se sozinho e querendo conversar, nós estaremos lá”, disse a voluntária e membro da coordenação da Centro de Valorização da Vida (CVV), Isaura Titon. Todas as unidades da instituição, inclusive a de Cuiabá, funcionarão normalmente durante o Carnaval, sendo o atendimento por telefone 24h e o presencial das 8h às 18h.

Isaura ainda pontua que o número de ligações desde o ano novo aumentaram. O assunto principal dos telefonemas ainda continuam sendo sobre a solidão, angústia e, em alguns casos, depressão. “É importante ressaltar que quando a pessoa liga, a única coisa registrada é a ligação. Não mantemos arquivos com idade, sexo ou assunto dos que procuram o CVV. Nós estamos aqui para escutar e tentar entender, não para julgar, repreender ou expor”, disse Isaura.



A unidade de Cuiabá ainda não fez um balanço com a quantidade de ligações durante os carnavais, mas Isaura pontua que é como no Natal e Ano Novo, datas em que a procura pelo Centro de Valorização da Vida aumenta significativamente. “Quando tem essa exposição em massa de pessoas alegres e felizes, aqueles que se sentem isolados e deprimidos tendem a ficar ainda mais isolados e solitários”.

Entenda como funciona o CVV

O atendimento é 24h pelo telefone 141 (Cuiabá e Várzea Grande) e (65) 3321-4111 (interior de Mato Grosso). Todos os atendentes são voluntários que atuam em diversas áreas, mas que têm em comum a vontade de ajudar e ouvir. Ajuda essa que, levando em consideração a taxa de suicídios na capital e interior de Mato Grosso, é muito bem-vinda. Em 2012, segundo dados da Polícia Civil, foram um total de 393 suicídios no estado, sendo 148 deles em Cuiabá e 49 em Várzea Grande.

São, em média, 14 ligações por dia, seja de manhã, à tarde, à noite ou de madrugada. Atualmente, mais pessoas estão procurando a ajuda do CVV. “Antes nós tínhamos as pessoas que sempre ligam, seja para conversar em momentos de solidão ou para compartilhar alegrias. Mas com a divulgação do trabalho, mais pessoas passam a conhecer e temos sempre ligações de pessoas novas”, explicou Isaura.



O CVV de Cuiabá tem atualmente 48 voluntários, que passam por extensivos cursos para aprender a não julgar as pessoas, mesmo que indiretamente. A unidade também oferece atendimento pessoal. É só ir até a sede, na Rua Comandante Costa, nº 296, Centro, e tocar a campainha. Um voluntário plantonista fará o atendimento em uma cabine.

Serviço

Como o CVV vive de seus voluntários, que não só atendem o público, mas também mantêm a instituição, qualquer doação é bem-vinda.
Para fazer uma doação, é só depositar ou transferir a quantia desejada para conta do Banco do Brasil da Fraternidade de Apoio à Vida.
Agência: 0046-9
Conta corrente: 28437-8
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet