Olhar Conceito

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Política Cultural

a arte do encontro

X Seminário de Cultura de Alta Floresta retoma o debate sobre o fazer cultural e a diversidade

Foto: Reprodução

X Seminário de Cultura de Alta Floresta retoma o debate sobre o fazer cultural e a diversidade
A cultura no centro do debate, em um espaço com encontro e bate papo para a produção de pensamento e sistematização, e temas correlatos com os princípios da diversidade. Tudo isto irá acontecer no X Seminário de Cultura de Alta Floresta, feito pelo Teatro Experimental, que será realizado de 4 a 6 de abril. O evento conta com a presença da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Márcia Rollemberg.

Leia também: Retiro Desintoxicação promete contato íntimo com o corpo, a mente e o espírito em Chapada dos Guimarães

Em 2004, o Teatro Experimental de Alta Floresta sentiu a necessidade de criar um espaço permanente de debate e de discussão sobre cultura, já que isto acontecia em espaços formais e informais. “No primeiro com o nome de Seminário de Teatro percebemos que queríamos mesmo um debate mais aberto quanto ao tema central e mais profundo quanto ao tema dos debates”, explicaram os organizadores.

Hoje, o Seminário completa 10 anos e assim, será discutida “A Arte do Encontro”. Para isto, será usado como mote o Ponto de Cultura que em sua essência promove a autonomia e o encontro. Assim, o Seminário promove o encontro entre os que se encontram para fortalecer os fios da Rede que forma a Teia.

“Desde o primeiro seminário, discutimos a relação entre cultura e sociedade, cultura e desenvolvimento territorial, cultura e comunicação, cultura e arte entre outros que a partir de palestras e mesas redondas, com profissionais de diversas áreas, são aprofundados em cada tema com olhar mais diverso possível. No fundo, o TEAF busca refletir acerca do mundo e das ações humanas no tempo e no espaço”, prosseguem.

O X Seminário de Cultura de Alta Floresta visa ampliar o espaços de debates e os encontros para fortalecer a produção de pensamento acerca dos Pontos de Cultura. O seminário, ainda, pretende fortalecer o diálogo entre a sociedade civil e o governo e entre os diversos agrupamentos da sociedade civil.

Nesta edição, foi ampliado o debate com os pontos de cultura de Mato Grosso e realizar um Fórum da Rede Pontos do Mato como estratégia para fortalecer a Rede Pontos do Mato e a Teia Nacional. Mesas redondas, bate papos e apresentações culturais esperam o público em Alta Floresta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet