Olhar Conceito

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Política Cultural

MT criativo

"Produtores culturais serão fontes de oportunidades", diz governador sobre nova Incubadora Cultural de MT

Foto: Stéfanie Medeiros

Cercados de obras de arte regionais nas quatro paredes do salão da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), reuniam-se produtores culturais, empreendedores, secretários, político e até mesmo o governador Silval Barbosa. Estavam todos ali naquele fim de tarde de terça-feira (11), elevando a voz sobre o barulho típico do centro de Cuiabá e do burburinho da plateia, para apresentar uma nova possibilidade de inovação e produção: o “Mato Grosso Criativo: Incubadora cultural”.

Leia maisMato Grosso Criativo: Ministério da Cultura inaugura Incubadora em Cuiabá

A incubadora tem com o objetivo auxiliar produtores culturais a captar recursos e fazer com que projetos e ideias tomem forma e, de teoria, passem para a prática. O programa também pretende valorizar, potencializar, auxiliar e incubar o cenário cultural da região. Mas incubar no sentido de fazer um acompanhamento, não de centralizar.



Nas palavras do governador Silval Barbosa, a inauguração desta incubadora é mais uma demonstração de que Mato Grosso é um estado de oportunidades. “E quando digo isto, não é só no agronegócio, mas em todos os setores. Esta incubadora vai permitir que os produtores culturais tornem-se fontes de oportunidades. Nós queremos muito que este programa dê certo no Brasil, mas, mais que isto, que dê certo em Mato Grosso”.

O governador ainda agradeceu em seu discurso a secretária de Estado de Cultura, Janete Riva, pela revitalização de vários projetos e iniciativas artísticas da região. Após as falas, Silval seguiu para o desforro da placa, marcando oficialmente o início da Incubadora Mato Grosso Criativo.



Este programa está presente em treze estados brasileiros e chega a Mato Grosso com cinco pólos principais: O primeiro em Cuiabá, na sede da SEC, e os outros nos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Rondonópolis e Cáceres. “Pelo que foi explanado, espero que todos os segmentos realmente sejam contemplados, inclusive o da terceira idade”, disse Inês Martins, senhora de 70 que apreciava o show musical pós-discursos de Abel dos Anjos, tocando uma viola de cocho, e Vera Capilé, no vocal.

Inês Martins, além de ouvir a boa música, tirava fotos dos cantores com seu smartphone e postava diretamente no facebook. Mesmo aos 70 anos, Inês é blogueira e coordena a página “Vovô antenada” (clique AQUI para acessar). Ela também busca desde 2012 meios para realizar a terceira edição do concurso literário “Casos lembrados, casos contados”.



Este concurso literário é direcionado para a publicação de contos de escritores da terceira idade. As regas são publicadas no Diário Oficial e o resultado final é a edição de um livro com os autores selecionados. Inês espera que este e outros projetos saiam do papel e ganhem vida com a Incubadora, contribuindo para a história cultural e artística do Estado. “Fechar com chave de ouro o ´história lembrada, história contada’ e abrir as portas para novas iniciativas”, concluiu a autora do “Vovô Antenada”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet