Olhar Conceito

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Política Cultural

boa ação

Associação de Amigos do Autista realiza evento e precisa de doações; Ajude

Foto: Arquivo Pessoal

Sede da AMA em Cuiabá

Sede da AMA em Cuiabá

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente). A sociedade passou a visualizar melhor a situação de pessoas autistas depois que a disfunção foi tema de novela. Mas a luta de muitas famílias continuam.

Leia mais:
 Aniversário de Cuiabá será marcado por ampla programação cultural; Confira

“Quem tem autismo é como uma eterna criança, sempre irá precisar de cuidados. É preciso entender que cada um tem um grau de autismo diferente e que os cuidados é particular de cada caso”, disse Laise Schwarz, 23 anos. O irmão de Laise, Henrique, foi diagnosticado com autismo quando tinha 5 anos de idade. Hoje, aos 25, ele não fala, tem dificuldades de fazer contato visual e requer cuidados constantes.
                                                                                                                               Laise Schwarz
Vivendo esta realidade diariamente, o pai de Laise, João Capistrano, fundou em 2000 a Associação de Amigos do Autista de Cuiabá (AMA). Hoje, a sede da associação conta com área de lazer coberta e um parquinho instalado, mas ainda precisa de muito para atingir seus objetivos. “Como é um projeto filantrópico que vive exclusivamente de doações, ainda não conseguimos terminar tudo o que precisamos”.

De acordo com Laise, o que a associação mais precisa atualmente é de fundos para construir uma piscina e colocar gramado no local. “Não são todos, mas a maioria dos autistas tem uma fixação com água”, disse. Seu irmão, por exemplo, adora nadar e, se dependesse apenas dele, realizaria a atividade três vezes por dia.

E é exatamente este o objetivo principal da associação: Disponibilizar um espaço onde crianças e adultos autistas possam desenvolver atividades recreativas, exercícios físicos e ter acompanhamento por médicos especializados. Futuramente, conta Laise, o objetivo é que a AMA torne-se um ponto de referencia, oferecendo os remédios controlados e oferecendo apoio psicológico para familiares.

Para trazer a atenção da sociedade cuiabana para esta realidade, a AMA realiza do dia 6 de abril, comemorando o dia do autismo do dia 2 do mesmo mês, um evento com atividades recreativas e espaço dedicado ao lazer. “Um dia de diversão para todos que tem autismo”, resume Laise.


(sede da AMA em Cuiabá)

Haverá cachorros quentes, chocolates e um coelho da páscoa distribuindo ovos para todos os participantes. “Eu queria agradecer a todos que tem ajudado com doações. É um passo importante para que as pessoas com autismo em Cuiabá tenham um ponto onde possam se encontrar, se divertir e se desenvolver”, finaliza.

Serviço

Comemoração do dia do Autista
Data: Domingo (6 de abril)
Local: Associação de Amigos do Autista de Cuiabá (AMA)
Endereço: Bairro Paiaguás, Rua B, Quadra 1, setor D, lote 10 (atrás do Detran)
Horário: A partir das 14h

Para fazer doações e ajudar a AMA, entre em contato com Laise Schwarz: (65) 8477-9909
Curta a página da AMA clicando AQUI.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet