Olhar Conceito

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Artes visuais

mais cultura

Museu de Artes de Mato Grosso é inaugurado nesta quarta-feira na antiga Casa dos Governadores

Foto: Reprodução

Museu de Artes de Mato Grosso é inaugurado nesta quarta-feira na antiga Casa dos Governadores
Antes, aquela casa em estilo clássico com a fachada atualmente pintada de rosa foi a moradia dos “presidentes do Estado”, os nossos governadores. Mas a partir desta quarta-feira (02), os salões abrigarão outro bem de Mato Grosso: as artes. Inaugurado na manhã de hoje, o Museu de Arte de Mato Grosso já tem mais de 80 obras representando várias gerações de artistas regionais.

Leia mais: Restaurada, Igreja Bom Despacho será entregue à população nesta quinta

A Superintendente de Desenvolvimento e Fomento a Cultura da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT), Maria Antúlia Leventi, diz que a Pinacoteca é uma oportunidade para conhecer Mato Grosso pelas suas artes. “Os visitantes verão esculturas maravilhosas, quadros de artistas renomados e premiados. Conhecerá obras de mais de 60 anos. O museu é de fácil acesso, localizado em um prédio histórico com um significado maravilhoso, na Rua Barão de Melgaço”.

As obras são provenientes de aquisições, doações, principalmente dos Salões Jovem Arte Mato-grossense e projetos culturais. O Banco do Brasil também colaborou com peças modernistas de artistas como Tarsila do Amaral.

A secretária de Cultura, Janete Riva, disse que o espaço irá fomentar, difundir e expandir o campo das artes plásticas e visuais em Mato Grosso. “Entre pinturas, esculturas, fotografias, desenhos, instalações e vídeo, esta exposição é parte do que Mato Grosso produz em técnica, cor, iluminação, enquadramento, criação, sensibilidades, expressões. E o mundo todo parece estar representado neste novo espaço mato-grossense”, disse.

As três gerações

Fazem parte do acervo obras de artistas que formaram a primeira geração das artes plásticas do Estado, entre eles destacam-se: Ignêz Corrêa da Costa, primeira mulher mato-grossense a adentrar o circuito de artes em perspectiva nacional, Dalva de Barros, João Sebastião, Humberto Espíndola, João Pedro de Arruda, Clóvis Irigaray e Conceição de Freitas e Jorapimo.

Da segunda geração estão presentes Adir Sodré, Marcelo Velasco, Gervane de Paula, Carlos Lopes, Benedito Nunes, Márcio Aurélio, Nilson Pimenta e Alcides Pereira dos Santos.

Da terceira geração figuram Aleixo Cortez, Jonas Barros, Thélio Donizete e Sebastião Silva. Compõem ainda o acervo gravuras e desenhos de Tarsila do Amaral, Cícero Dias, Clóvis Graciano e outros representantes do modernismo brasileiro.

História da Antiga Casa dos Governadores

Em 2014, faz 31 anos que a Casa dos Governadores é um patrimônio histórico mato-grossense. Desde 1940, abrigou 14 governadores, sendo o último deles Júlio Campos, em 1986.

O ‘Palácio do Governo’ só foi adquirido quando Cuiabá completou cem anos, mas, depois disso, passou por várias reformas até ter a atual estrutura. “A obra [reforma da casa] foi solenemente entregue no dia 16 de janeiro de 1940. No dia 6 de agosto do ano seguinte nela ficou hospedado Getúlio Vargas, o primeiro presidente da República a visitar Mato Grosso”, diz trecho do livro “presidentes do Estado”, de Carlos Gomes de Carvalho.

“Em 14 de dezembro 2004, a Lei nº 8.235 transferiu a propriedade do prédio para a Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – MT Fomento”, explica o autor do livro. E a partir desta quarta-feira, dia 2 de abril de 2014, os prédio passam a abrigar o Museu de Artes de Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet