Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Brasil, um país, um mundo

Cafu, Paulo Sérgio e Ronaldão vem a Cuiabá para inaugurar exposição sobre futebol

Foto: Reprodução/Da Assessoria

Camisa 10 usada por Pelé usada na Copa de 1966 estará presente na exposição de Cuiabá. Nem todas as outras virão.

Camisa 10 usada por Pelé usada na Copa de 1966 estará presente na exposição de Cuiabá. Nem todas as outras virão.

O futebol é, sem sombra de dúvida, a paixão dos brasileiros. Embora isto não possa ser generalizado, é de conhecimento comum que grande parte da população vibra com os jogos, as notícias, os jogadores, dentre outros. No clima de Copa do Mundo, as cidades sedes - Cuiabá entre elas – recebem a exposição “Brasil, um país, um mundo”.

Leia mais: Centro Cultural da UFMT ganha novas cores com intervenção artística de Ana Ruas

Em Cuiabá, a mostra será aberta ao público neste domingo (27), no Shopping Pantanal, às 10h. Para acompanhar a inauguração da exposição, às 12h, os campeões mundiais Cafu (1994/2002), Paulo Sérgio e Ronaldão (1994) estarão no Shopping para conceder coletiva e guiar os jornalistas pela mostra. A coletiva de imprensa será no sábado (26), às 11h.

A exposição traz um grandioso e exclusivo acervo de peças históricas do futebol brasileiro, dentre objetos, fotos, vídeos e instalações interativas que também mostram como o futebol permeia as mais diversas áreas de conhecimento. Desde sua estreia em Brasília em dezembro passado, “Brasil, um país, um mundo” já passou por Curitiba, Salvador, Recife, Porto Alegre, Natal, Fortaleza e Belo Horizonte e rodará até julho pelas demais cidades-sede da Copa.

Integrante da Programação Oficial do Governo Federal da Copa do Mundo FIFA 2014, a exposição traz um acervo composto de relíquias que levam o visitante numa viagem pelo tempo até os anos 1930, reunindo camisas usadas em jogos de Copas, campeonatos oficiais e jogos amistosos, troféus, medalhas, bolas e chuteiras.

O futebol e a identidade brasileira

"Peças raras e exclusivas vão ilustrar não só a evolução do futebol em termos de moda e equipamentos, mas também o desenvolvimento do esporte do ponto de vista antropológico, social, na publicidade e entretenimento," diz o jornalista Ricardo Corrêa, curador da exposição.

Ana Gonçalves, diretora da Footwise, idealizadora do “Brasil, um país, um mundo”, diz que a exposição foi pensada para contar a história do Brasil por meio do futebol. "O projeto contempla o universo do futebol da maneira mais ampla possível, delineando a verdadeira dimensão que o esporte tem para o país", diz Ana.

Sobre a exposição


A exposição será dividida em eixos temáticos. No segmento “Paixão, Diversidade & Sagrado”, vídeos, objetos e fotos mostram as mandingas, as promessas e outras práticas do sincretismo religioso brasileiro são invocados pelo torcedor — o visitante poderá gravar um depoimento de 30 segundos sobre seu amor pelo futebol, que será publicado no site do projeto.

Na seção “Tecnologia”, fotos e painéis multimídia com infográficos ilustram a evolução do futebol em termos de estrutura (estádios, os placares), aparelhagem (os materiais e a expertise empregada nas chuteiras e bolas) e de cobertura midiática.



O papel reconciliador desempenhado pelo futebol em diversos episódios da história é tema do segmento “História”, que documenta as emocionantes excursões do Santos de Pelé e da Canarinho durante a Guerra de Biafra, na Nigéria, e a Guerra do Haiti. Em “Moda”, o recorte e o estilo dos uniformes de futebol nas várias décadas desde o século XIX são analisados.

Serviço

Exposição “Brasil, um país, um mundo”

Data: de 27 de abril a 19 de maio
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 20h (não funcionará em feriado)
Local: Pantanal Shopping — Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3.300, Jardim Aclimação, Cuiabá-MT – CEP 78050-250 – fone: ( 65) 3617-4027
Entrada: Grátis

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet