Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

viagem no tempo

Série vintage mostra como era a Amsterdã dos anos 70; Veja Fotos!

Foto: Reprodução

Série vintage mostra como era a Amsterdã dos anos 70;  Veja Fotos!
Pense em hippies fazendo uso de drogas e dormindo nas praças, executivos ávidos pelo crescimento industrial da cidade e imigrantes vindos de lugares como a Turquia e o Marrocos. Imaginar Amsterdã na década de 70 não é assim tão fácil, por isso separamos esta série de fotos de Ed van der Elsken que retrata o “magisch centrum” (centro mágico) da Europa mostrando aquilo que realmente importa: as pessoas.

Se você for à Amsterdã hoje, perceberá que boa parte da estrutura da cidade, como prédios e pontes, pouco mudaram. O que caracterizou os anos 70, contudo, foram as pessoas, suas ideias e as revoluções pelas quais lutaram. Naquela década, a cidade começava a se destacar como área industrial e comercial e crescia financeiramente, despertando o interesse de executivos e de imigrantes.

Por outro lado, a possibilidade de usar drogas “leves”, como a maconha, sem risco de repreensão tornou Amsterdã uma espécie de paraíso na trilha dos hippies europeus. Centenas deles se apropriavam do espaço público para consumir a droga, socializar e fazer das praças e parques suas casas. Mais do que se preocupar com técnicas e enquadramento, Ed van der Elsken tinha a intenção de mostrar o mundo como ele era. E isso hoje, mais do que nunca, é fascinante.

Se melhor que imaginar é ver, aperte os cintos e boa viagem no tempo:
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet