Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

Bota Abaixo

Companhia teatral do Rio de Janeiro traz figura do "malandro" à Cuiabá em nova peça

Foto: Reprodução/ Da Assessoria

Companhia teatral do Rio de Janeiro traz figura do
“O jeitinho brasileiro” é um das características que sempre entram em listas de descrições do Brasil. Explorando o surgimento dessa figura do “malandro”, o espetáculo “Bota Abaixo” chega ao palco do Cine Teatro Cuiabá nos dias 01, 02 e 03 de julho.

Leia mais: Mês de julho no Sesc terá oficinas, espetáculos, e sessões de cinema para toda a família

A peça é concebida, coreografada e dirigida por Isnard Manso, da Cia. de Dança CCC, e conta com um vocabulário baseado em singularidades do movimento, tendo o samba como inspiração dos passos e das cenas. O elenco é formado por oito bailarinos e um ator convidado.
 
O espetáculo contextualiza o Rio de Janeiro do início do século XX, onde surge a figura do malandro, que abraça a marginalidade e reinventa a modernidade imposta aos miseráveis, passando a ser uma espécie de mártir da resistência popular.

A partir da figura deste herói do povo e do que ela pode significar para a imagem que cada um tem de si e de sua cidade, a peça desenvolve uma sofisticada composição coreográfica, sustentada essencialmente na musicalidade.
 
De acordo com a assessoria, as canções fazem parte de uma seleção cuidadosamente escolhida, que vai de Paulo Moura a Geraldo Pereira, interligando os universos lúdicos e poéticos do samba e da dança contemporânea, criando uma modalidade alegre e divertida.
 
Companhia oferece também Oficinas de Dança

Diversas oficinas serão ministradas pela Cia, num total de 20 horas de aulas práticas e teóricas. As aulas conduzem os alunos à descoberta do seu próprio jeito de dançar, sem condicioná-los a aprender passos. Além disso, auxiliam a desenvolver o condicionamento físico, ritmo e musicalidade, estimulando a socialização e a melhora no convívio entre as pessoas. Também sensibilizam os alunos para a importância social, preservando as principais características culturais do samba carioca.
As oficinas são gratuitas e abertas para pessoas das áreas de teatro e dança, a partir de 16 anos. As solicitações de inscrições devem ser feitas pelo e-mailartectc@gmail.com com nome completo, idade e oficina pretendida. No dia da oficina comparecer com roupas leves e flexíveis, e portando RG. Aqueles que forem participar da Oficina de Stiletto trazer sapato de salto alto.
 
Serviço

Espetáculo “Bota Abaixo”
Dias: 01 de julho, às 21h, e 02 e 03 de julho, às 19h e 21h
Entrada gratuita
Retirada de ingressos: bilheteria do Cine Teatro, uma hora antes das apresentações.
Oficinas com Cia. de Dança CCC
Gratuitas e inscrição pelo e-mail artectc@gmail.com

Quarta-feira, 02 de julho
 
11h30 às 13h00 Alongamento
13h00 às 14h30 Oficina Breve Pequenos Exercícios
14h30 às 16h00 Duos Acrobáticos
 
Quinta-feira, 03 de julho
 
10h00 às 11h30 Hip Hop
11h30 às 13h00 Samba de Gafieira e Samba Dança
13h00 às 14h30 Stiletto
14h30 às 16h00 Música para Ver
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet