Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

Fotografia

Páginas dedicadas às histórias de pessoas comuns viram febre no Facebook; Veja!

Foto: Reprodução

Humans of New York

Humans of New York

Uma nova onda de jornalismo cidadão está se alastrando pelas páginas do Facebook. A ideia é simples: sair pela cidade com uma câmera fotográfica e muita curiosidade. Pelo caminho, conversar com as pessoas sobre suas vidas, o maior momento de suas vidas de tristeza, de raiva, de alegria... Então, tirar uma foto delas e colocar a história na internet. Tudo autorizado, claro.

Leia mais:
Relato de uma "virgem do futebol": Como é assistir a um jogo na Arena Pantanal pela primeira vez

A maior página até o momento é a “Humans of New York” (Humanos de Nova York), com quase sete milhões de curtidas. Em uma das últimas fotos, até mesmo a página oficial de Barack Obama comentou na foto de uma garota.

Ela estava sentada em um banco, com um vestido cinza e sapatilhas amarelas, da mesma cor de seu relógio. A legenda dizia: “Você já tirou uma foto minha antes, e os comentários foram muito ofensivos”. Um dos comentários, no entanto, dessa vez, dizia “Você é bonita”, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comentou embaixo “Sim” (o que causou grande furor nos comentários seguintes).

Seguindo o exemplo da página de Nova York, o Humans of Paris (Humanos de Paris) tem quase 200 mil curtidas, seguido por Humans of Amsterdam (Holanda), Humans of India, Humans of Rome (Itália), Humans of Berlim (Alemanha) e Humans of Vancouver (Canadá).

No Brasil, existe a página “Humans of Rio de Janeiro”, com pouco mais de 20 mil curtidas. Outras capitais também têm suas páginas, mas são menos famosas. A “Humans of São Paulo” tem 1520 curtidas. Não existe ainda nenhuma página dedicada aos humanos da capital mato-grossense.

Mesmo em países como Brasil e França, as legendas são escritas na língua local e também em inglês, buscando maior alcance das páginas. Será que logo surgirá uma página para Cuiabá? Será que o povo cuiabano compra essa ideia?
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet