Olhar Conceito

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Política Cultural

Problemas com a Rede Social

Drag Queens tem perfil do Facebook bloqueado porque não usam nome do RG; Confira entrevistas

Foto: Reprodução

Bianca Banks

Bianca Banks

O Facebook tomou uma medida que desagradou diversas artistas ao redor do país. A partir de agora, o nome da pessoa na página deve ser igual ao seu nome no RG. As Drag Queens, no entanto, afirmam que esta medida é descabida e só prejudica seu trabalho.

Rebecca Foxx, Drag Queen do Rio de Janeiro, criou um evento no Facebook junto com Rebecca Jones, cuiabana. O nome do evento “Queremos nossos nomes de volta, #AjudaLuciano” mostra claramente a demanda das duas e de muitas outras artistas.

O Facebook bloqueou o perfil delas, alegando que deveriam mudar seus nomes. “Eu perdi meu perfil inteiro de trabalho, com várias fotos, vídeos, contatos importantes”, contou Rebecca Foxx.

Ainda não se sabe como a organização da rede social identificou que os nomes não eram os mesmos registrados. Uma da suspeitas é de que as páginas tenham sido denunciadas. Outra hipótese é a de que o Facebook tenha percebido que os nomes não são brasileiros e estão registrados como brasileiros. No entanto, a causa real ainda não foi identificada.


Rebecca Jones / Drag Queen cuiabana


Leia mais: Drag Queen aos 17: o grito de liberdade de Rebecca Jones; Veja Fotos

Quando tentou entrar em contato com o Facebook, a resposta que Rebecca Foxx recebeu foi “"Tenha em mente que não iremos analisar sua solicitação até recebermos sua documentação”. A ordem do Facebook é para que as artistas criem uma Fan Page e não um perfil pessoal. O problema, segundo Foxx, é que não há o mesmo alcance nas páginas.

“No perfil, se postarmos uma foto, temos 200/300 likes. Se postarmos numa página, teremos 15 likes.” Foxx explica que a página não é visualizada por todos que a seguem, a não ser que se pague uma taxa para que o facebook impulsione a publicação. “O Facebook tem uma frase na sua tela inicial: é e sempre vai ser grátis, mas não é bem assim. Estão querendo ganhar dinheiro em cima da gente”, comenta.

Duas Drag Queens conhecidas de Cuiabá também tiveram que mudar o nome se quisesse continuar com as páginas na rede social. Rebecca Jones agora se chama Regina Hilton. Bianca Banks, que também é de Cuiabá, perdeu o seu perfil de artista e só consegue entrar na rede com o perfil pessoal, que tem o seu nome de registro, Henrique Andreato.

Henrique afirmou que o perfil de Bianca Banks está bloqueado porque quando ele recebeu o aviso do Facebook havia a opção de colocar o nome de registro, mas Henrique preferiu mandar um email para a Rede Social com seu RG e seu perfil pessoal, explicando que o perfil de Bianca Banks é perfil de trabalho. Até agora, não obteve resposta.

Ele afirmou que teve informações de que o perfil de Bianca estava com mais de dez denúncias, e por isso seu caso era mais difícil de analisar. “Eu cheguei a pensar que alguém que tem algum problema comigo que denunciou, mas como a situação se alastrou para várias Drags, acho que não é pessoal”, conta.

Henrique ainda consegue fechar seus contratos de trabalho, mas somente porque o perfil de Rebecca Jones ainda existe (mesmo que com outro nome). “Eu estava fechando um contrato para tocar em São Paulo, e quando o empresário veio falar comigo de novo o perfil não existia. Tive que fechar com o intermédio da Rebecca.”


Rebecca Jones / Drag Queen cuiabana

Várias pessoas se sensibilizaram com este problema, e chegaram a oferecer ajuda. Segundo Henrique, um estudante de direito ofereceu a ajuda de um advogado que ele conhece, e eles farão uma reunião no sábado para decidir sobre os próximos passos.

As Drag Queens são artistas performáticas que se travestem com intuito profissional artístico. Normalmente se apresentam em boates LGBT.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet