Olhar Conceito

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Política Cultural

independência do Brasil

Desfile Cívico promete grande festa para comemorar o 7 de setembro; Saiba mais

Foto: Reprodução/ Edson Rodrigues

Desfile Cívico promete grande festa para comemorar o 7 de setembro; Saiba mais
Há exatos 192 anos, diz a história que o então Dom Pedro de Alcântra de Brangança, mais conhecido como Dom Pedro I, teria gritado “Indepedência ou morte!”. Isto no dia 7 de setembro de 1822. O grito do Ipiranga então marcou a emancipação política do Brasil, agora um país independente do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822). Para comemorar este fato histórico, todos os anos são realizados os desfiles cívicos. Em Cuiabá, o evento acontece neste domingo (07), às 7h, em frente à Praça das Bandeiras, na avenida Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá.

Leia mais: Cansados de corrupção, movimento faz protesto no desfile cívico e enfrenta momentos de tensão com a PM
Desfile cívico reúne 45 mil pessoas em Cuiabá e parceria entre instituições garante sucesso do evento

Passarão pela avenida militares da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Polícia Judiciária Civil, agentes prisionais, Politec, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Várzea Grande e integrantes do Moto Clube Bodes do Asfalto.

Também desfilarão na avenida 21 escolas públicas estaduais e municipais de Cuiabá e Várzea Grande, além de 72 integrantes de lojas maçônicas. Ao todo serão 450 alunos das escolas Ana Tereza Arcos, Francisco Pedroso, Estevão Alves Correa, Esmeralda de Campos, Maria Dimpina, Firmo José Rodrigues, Lenine de Campos Póvoas, Ranulpho Paes de Barros e Rafael Rueda. 

Como ocorre todos os anos, as escolas se apresentarão com suas fanfarras, bandas de percussão e corporação musical. Além dos alunos de escolas municipais também participarão do desfile alunos de 11 escolas estaduais.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) junto com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar irá conduzir os desvios do trânsito para a passagem do desfile. Segundo o coordenador da Semana da Pátria, tenente coronel BM Átila Wanderley da Silva, o horário foi escolhido devido às condições climáticas desta época do ano, que tem sol forte e baixa umidade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet