Olhar Conceito

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Política Cultural

incentivo

"Leite no Balde" pretende aumentar a produção leiteira nas pequenas propriedades de Cuiabá

Foto: Divulgação

Nos arredores de Cuiabá, ainda encontramos várias chácaras e propriedades com características rurais. Muitos destes locais são pequenos produtores. Pensando nestas pessoas, a Prefeitura de Cuiabá e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) assinaram  um termo aditivo para implementar a execução do Programa de Desenvolvimento da Pecuária de Leite no Município de Cuiabá, conhecido por “Leite no Balde”.

Leia mais: Outubro Rosa: Saiba como a mamografia pode salvar a sua vida

Segundo a assessoria, o termo foi assinado pelo prefeito Mauro Mendes e pelo reitor em exercício da UFMT, João Carlos de Souza Maia.  Os trabalhos de pesquisa nas propriedades devem ser iniciados no mês de novembro próximo.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Elias Alves de Andrade, técnicos das duas instituições vão trabalhar em conjunto  para identificar as dificuldades dos produtores e prestar assistência técnica a eles e  com isso fomentar a pecuária leiteira da capital. O Programa Leite no Balde terá como coordenador geral o professor Marinaldo Divino dos Santos, titular da cadeira de Bovinocultura Leiteira da UFMT,  em conjunto com o também professor Daniel de Paula Souza.

“Com o Programa Leite no Balde vamos  dar condições aos pecuaristas, de melhorar sua produtividade e aumentar a produção leiteira e atender a crescente demanda”, frisa o secretário Elias Andrade. A maioria dos pecuaristas de leite de Cuiabá é formada  por pequenos produtores.

Segundo o coordenador geral, Marinaldo Divino dos Santos, o  alvo do programa serão pecuaristas cuja produção seja de até 200 litros/dia. A perspectiva é que em quatro anos resultados concretos do programa já sejam sentido, ou seja o aumento da produtividade nas propriedades.

Esta semana houve a primeira reunião conjunta dos técnicos das duas instituições. Foi também uma reunião ampliada para apresentar o programa  a outros órgãos interessados em participar dele. ‘Fizemos a apresentação do programa e sentimos muito interesses desses órgãos em participar e apoiá-lo’, afirmou o professor Marinaldo. Como primeiro resultado da reunião ficou definida a criação de um conselho de gestão.
 
Participaram  também da reunião representantes  do Departamento de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da UFMT,  Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Instituto de Defesa  da Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Empresa Mato-grossense de Assistência Técnica e Extensão Rural ( Empaer) e  Consórcio dos Produtores de  Leite do Vale do Rio Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet