Olhar Conceito

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Política Cultural

por amor

Jovens solidários levam alegria a crianças e idosos de diversas comunidades de Mato Grosso

Foto: Reprodução

Jovens solidários levam alegria a crianças e idosos de diversas comunidades de Mato Grosso
A ideia surgiu em uma sala com oito amigos assistindo na televisão uma ação que a Prefeitura de Cuiabá fez no dia das crianças de 2012, e hoje em dia o “Jovens Solidários” já tem cerca de 200 participantes, e atingiu 5000 beneficiários em dezoito ações desenvolvidas.

Leia mais: Tião Santos, catador do "Lixo Estraordinário" dá palestra sobre sustentabilidade em Fórum

“Depois que vimos a reportagem a gente se juntou, fez uma cota e deu presentes para cerca de oitenta crianças. Deu certo e foi prazeroso para nós, então decidimos continuar”, conta um dos criadores do projeto, Ícaro Silva. Logo depois, o grupo fez uma nova ação para o natal e não pararam mais.

As ações dos Jovens Solidários acontecem nas datas especiais e já foram feitas em asilos, creches, orfanatos e comunidades. De acordo com Ícaro, em cada local eles fazem um tipo de intervenção de acordo com a necessidade específica. “O grupo se reúne, e a partir das nossas possibilidades decidimos onde vamos fazer a próxima ação”, explica.



Em uma dessas ações, Ícaro se deparou com uma história que o marcou e que ele lembra até hoje. Na comunidade de Rio dos Peixes, na estrada para Chapada dos Guimarães, um garoto de oito anos, chamado Cauã, mora praticamente sozinho.

Com pai e mãe alcoólatras, ele tem que dar um jeito de ir para a escola e se alimentar, e a única ajuda que recebe é de uma mulher chamada Fátima, que faz estudo bíblico com os moradores. “Um dia a Fátima estava fazendo uma brincadeira com os meninos e perguntou o que eles queriam de natal. O Cauã disse que queria comida ou uma bicicleta para poder ir à escola”, conta Ícaro, que na época não sabia dos pedidos do menino.

Alguns dias depois, os Jovens Solidários receberam a doação de uma bicicleta, e ligaram para Fátima porque não tinham para quem dar. “Quando ela disse que o Cauã tinha pedido uma bicicleta, nós nem acreditamos. A emoção foi tanta que a moça que tinha doado a bicicleta usada, comprou uma nova para dar ao menino”, explica Ícaro.

Estas e muitas outras histórias acontecem a medida que o grupo entra em contato com pessoas necessitadas, já que, de acordo com eles, cada local tem uma novidade. Quem quiser ajudar o grupo ou fazer parte, pode entrar em contato pelo email jovenssolidarios.cuiaba@gmail.com.

Para mais informações, acesse a Fan Page. 

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet