Olhar Conceito

Domingo, 20 de setembro de 2020

Notícias / Artes Cênicas

Grupo Mamulengo de Cheiroso traz um pouco da cultura pernambucana para o Palco Giratório

Da Redação - Bruna Gomes

24 Mai 2013 - 08:40

Foto: Reprodução

Grupo Mamulengo de Cheiroso traz um pouco da cultura pernambucana para o Palco Giratório
Referência nacional no que concerne a teatro de bonecos, o Grupo Mamulengo de Cheiroso se apresenta nesta sexta-feira (24), no Festival Palco Giratório. O enredo de “As Aventuras de uma Viúva Alucinada” conta uma história de amor, através do texto de Januário Oliveira e dos mamulengos do grupo de teatro pernambucano. Voltado para o público infantil a encenação acontece no Jardim do Sesc Arsenal, às 20h. A entrada é gratuita.

Blues na Chapada é a rota deste final de semana: confira programação e dicas de hospedagem

O espetáculo, premiado em 1991 no Festival Nacional de Campina Grande (Paraíba), conta a estória de uma viúva que após perder o marido, busca o sustento para criar os três filhos. Com a ajuda de seu compadre Cheiroso a Viúva consegue emprego, sem desconfiar que ele planeja conquistá-la. Durante sua solteirice, vários pretendentes aparecem inclusive o Diabo, que rapta a moça e seu filhos e os leva para o inferno. Cheiroso então enfrenta o Diabo e resgata a viúva, em meio a muita música, dança e sátiras do cotidiano.

O grupo Mamulengo de Cheiroso está a 35 anos realizando trabalhos que priorizam o teatro de animação e as expressões artísticas populares. O personagem principal, Cheiroso, integra todas as produções do grupo trazendo o componente regional para as histórias. O mamulengo, nada ,mais é que um fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente do estado de Pernambuco, local de origem do grupo.

Fundado pela teatróloga Aglaé Fontes, a Cia. já se apresentou em festivais nacionais e internacionais e foi premiada algumas vezes, como no prêmio Funarte. O grupo foca não só na produção de trabalhos, mas na realização de cursos e oficinas e na preparação de conferência para formação de atores.


4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Anne
    12 Jul 2019 às 17:07

    Mamulengo de Cheiroso é de SERGIPE (não de Pernambuco)!

  • Juliana Lima
    28 Out 2018 às 13:29

    Olá! Gostaria de saber onde posso baixar, encontrar o texto, As aventuras de uma Viuva Alucinada de Januário de Oliveira. Desde já grata.

  • ARAGAO
    24 Jul 2015 às 21:44

    Criado em 1978, o grupo Mamulengo de Cheiroso se compromete com a cultura popular, enveredando pela pesquisa, montando textos dedicados à valorização das danças e folguedos, dos contos recolhidos da oralidade e linguagem do povo, reforçando a identidade sergipana. Ao longo dos anos, o Grupo apurou técnicas, estilo e linguagem, o que possibilitou sua participação em encontros, festivais nacionais e internacionais, oficinas de arte, repassando suas técnicas às novas gerações bonequeiras.

  • ALINE ARAGAO
    24 Jul 2015 às 21:41

    Como assim? A informação passada nesse texto está errada!! O Mamulengo de Cheiroso é de Sergipe!!

Redes Sociais

Sitevip Internet