Olhar Conceito

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Artes visuais

três décadas de arte

Pedro Taques participa da abertura de exposição sobre história da arte de Mato Grosso

Foto: José Medeiros/Gcom-MT

Pedro Taques participa da abertura de exposição sobre história da arte de Mato Grosso
O governador Pedro Taques, bem como o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, abriram nesta quinta-feira (12) a exposição “Três décadas de artes visuais mato-grossenses”, no Museu de Arte de Mato Grosso. Também estiveram presentes na abertura da mostra artistas plásticos, que enfatizaram a importância do projeto.

Leia mais:
A partir de hoje: Exposição conta a história de três décadas de artes visuais mato-grossense

“Esta casa está servindo ao povo de Mato Grosso para mostrar a beleza da nossa arte. Quero parabenizar a secretaria de Cultura e os curadores da mostra. A arte precisa ser valorizada”, afirmou Pedro Taques na ocasião. De acordo com a Secretaria de Estado de Comunicação, o acervo da exposição conta com mais de 50 obras entre telas e esculturas.

Já o secretário de Cultura, Leandro Carvalho, a exposição mostra a força e a beleza do universo artístico mato-grossense. O Secretário afirmou que o governo se empenhará em apoiar o cenário artístico do Estado. “As pessoas precisam visitar esta mostra para conhecer os artistas de Mato Grosso. Os trabalhos desenvolvidos na nossa terra são uma forma de difundir o Estado no Brasil e no Mundo”, afirmou.

Sobre a exposição

A exposição "Três Décadas de Artes Visuais Mato-Grossense" de Arte de Mato Grosso é uma viagem pela história das artes visuais do estado. Esta incursão promete encantar tanto os que já conhecem o assunto, quanto os que estão entrando em contato com a arte mato-grossense pela primeira vez.

As características singulares da pintura e escultura regional vêm do projeto da criação de um movimento artístico e uma vontade crescente de descentralizar o circuito da arte brasileira para o interior brasileiro, realçado na década de 70. Artistas como Adir Sodré, Gervane de Paula, Alcides dos Santos e Nilson Pimenta, dentre outros que integram a exposição, são nomes expressivos e resultados proeminentes desta animação, como consta no livro “Arte Aqui é Mato”, da crítica de arte e animadora cultural, Aline Figueiredo.

O acervo da exposição conta com mais de 50 obras dentre telas e esculturas que nasceram desse movimento e despontaram nos salões Jovem Arte. As obras que integram a mostra são oriundas de várias edições do salão, além da Pinacoteca do Estado.

Dentre os artistas de quatro gerações das artes plásticas do Estado, constam  obras de Ignêz Corrêa da Costa (primeira mulher mato-grossense a ganhar a visibilidade no circuito das artes em perspectiva nacional), Dalva de Barros, João Sebastião, Humberto Espíndola e Clóvis Irigaray, entre outros.

Serviço
 
Exposição Três Décadas de Artes Visuais Mato-Grossense
De 12 de fevereiro a 19 de abril
Abertura às 9h
Museu de Arte de Mato Grosso
Rua Barão de Melgaço, 3565
Telefone: 3025-3221
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet