Olhar Conceito

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Artes visuais

nesta quinta

Temporada de exposições da Casa do Parque começa com João Sebastião Barros

Foto: Reprodução

Temporada de exposições da Casa do Parque começa com João Sebastião Barros
A temporada de exposições da Casa do Parque começa nesta quinta (12) com o artista João Sebastião Barros. Conhecido por suas onças e por enaltecer os símbolos mato-grossenses, João apresenta a mostra ‘Água de Bica’, formada por 27 telas.

Leia mais:
Estão abertas as inscrições para a 3ª Edição do concurso fotográfico “Olhar Cuiabá”

O jornalista e museólogo Luiz Ernesto Kawall define João como “Mítico, sensitivo, primitivista, poético, dramático, santeiro, religioso” e afirma, “Uma onça de João vale tanto quanto uma celebração celeste, o céu de Mato Grosso manchado de seus duendes, anjos, peixes abissais, pássaros, águas e matas dum Brasil profundo”.

A exposição ‘Água da Bica’ tem como inspiração o costume antigo do povo mato-grossense e também sua infância. Ele conta que sua mãe era artesã ceremista e trabalhava com cerâmica utilitária como potes, maringas e panelas de barro, e sempre servia água a todos que passavam com sede por sua casa.

Artista profissional há 40 anos, João Sebastião se descreve como “um intérprete da iconografia mato-grossense”. “O caju é o símbolo da cuiabania e a onça, do Pantanal. São figuras que nunca deixei de utilizar nas minhas obras, desde 1974, quando comecei a pintar profissionalmente”, afirma o artista.

O artista destaca a importância dos espaços culturais na divulgação de seus trabalhos e de outros artistas: “A Casa do Parque é um dos mais completos espaços dessa modalidade na cidade. Você encontra arte, gastronomia e música em um mesmo local. O que vemos cada vez mais é o surgimento de espaços que dão voz à cultura e isso é louvável”, pontuou João.

Sobre o lançamento da exposição, o artista se diz feliz e ansioso, pois está desde agosto trabalhando em suas obras. “Meu objetivo é exaltar a cultura da nossa gente, com um olhar completamente voltado para a alma da nossa localidade”, completou João Sebastião Barros.

João Sebastião já expôs suas obras nos principais museus de arte do país e recebeu premiações nacionais, entre eles o “Viagem ao País”, recebido pela sua exposição no IV Salão Nacional de Artes Plásticas do Rio de Janeiro, em 1981, e o prêmio aquisição pelo coletivo “Arte Agora I/Brasil 70-75”, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1976, entre outras.

Serviço

Lançamento da exposição “Água de Bica”, de João Sebastião Barros
Na próxima quinta-feira (12.03), ás 19h
A Casa do Parque, Rua Marechal Severiano de Queiroz, 455, bairro Duque de Caxias, Cuiabá, fundos do Parque Mãe Bonifácia
Informações: (65) 3365-4789 e (65) 8116-8083
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet