Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

festival das cores

Holi Festival chega em Cuiabá no mês de junho; dia e local ainda não confirmados

Holi Festival chega em Cuiabá no mês de junho; dia e local ainda não confirmados
O ‘Holi Festival’ ou Festival das cores já está confirmado em Cuiabá para o mês de junho. O evento, que tem origem indiana, se espalhou pela Europa em 2013 e em 2014 chegou a diversas cidades do Brasil, como Goiânia, Belém, Fortaleza e outras. Em 2015, vem para Cuiabá, Londrina, Campo Grande, Natal e mais.

Leia mais:
'Eros Club' terá noite das mulheres uma vez por mês com GoGo Boys e dançarinos de pole dance
Falta de Milionário e José Rico pode ser compensada com mais tempo dos outros shows no Villa Mix

Apesar de novo no ocidente, o festival acontece na Índia desde antes do nascimento de Cristo. Alguns historiadores o atribuem a lendas que aconteceram nos reinos antigos, mas ele é também um festival do calendário hindu.

Raiz


Dia anterior ao festival, na Índia (Foto: Reprodução)

Para os hindus, o Holi celebra o final do inverno e a última lua cheia do mês lunar Phalgun, o que acontece normalmente no final de fevereiro ou em março. O festival tem diversos propósitos: comemorar a chegada da primavera e a fertilidade das terras a serem cultivadas (por isso a comemoração com as cores) além de ser o começo de um novo ano para muitos hindus, quando eles devem refazer amizades e perdoar

Religiosamente, tem um significado simbólico ligado à lenda de “Holika”, irmã má do demônio Hiranyakashipu, que era o rei de Mutan e se tornou extremamente indestrutível com os pós que atiravam nele. Seu filho Prahlada, no entanto, não aceitou ser devoto a ele, e sofreu graves punições. Sua tia (Holika) sentou-se perto de uma fogueira com ele, enquanto usava uma capa que a protegia. A capa, então, caiu em Prahlada e Holika morreu queimada.

Na noite anterior ao Festival das Cores, na Índia é feita uma grande fogueira que simboliza a vitória do bem contra o mal. As cinzas da fogueira eram colocadas na testa das pessoas no dia seguinte, e em algum momento da história elas foram substituídas pelo pó colorido.

No ocidente


Holi Festival em São Paulo (Foto: Reprodução)

Fora dos países hindus, o principal aspecto da festa são as cores. As pessoas atiram tintas e pó colorido umas nas outras, enquanto comemoram com muita comida, bebida e música. No ocidente o festival se resume a isso e não tem nenhuma ligação religiosa ou espiritual.

Com o slogan “O festival mais alegre e colorido do mundo”, as próximas edições do Happy Holi acontecem em Uberlândia (21/03), João Pessoa (23/03), Divinópolis (11/04), Natal (25/04) e Bauru (26/04). A data e o local da festa em Cuiabá serão anunciados na próxima quinta-feira. Para mais informações, clique AQUI e AQUI
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet