Olhar Conceito

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política Cultural

campanha

Juiz do interior de Mato Grosso usa vídeo com poesia de cordel para explicar lei Maria da Penha

“A Lei Maria da Penha está em pleno vigor. Não veio pra prender homem, mas punir o agressor. Em mulher não se bate nem mesmo com uma flor”, canta o repentista cearense Tião Simpatia sobre a lei Maria da Penha. Explicando os artigos e direitos das mulheres, o vídeo foi usado durante uma palestras desenvolvida pela Comarca de Rio Branco (356km a oeste de Cuiabá). A iniciativa fez parte da campanha “Justiça pela Paz em Casa”.

Leia mais:
Depois de apresentar-se na Noruega e Portugal, músico mineiro participa de concerto em Cuiabá
 
De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o juiz e diretor do Foro da Comarca de Rio Branco, Pierro de Faria Mendes, contou que desde que chegou à comarca, em 2013, percebeu a necessidade de desenvolver ações preventivas em relação à violência doméstica contra a mulher. “Vi que o número de medidas protetivas era muito grande e quis atuar extrajudicialmente. Por isso, já há algum tempo que eu e uma equipe multidisciplinar temos ido até os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Rio Branco e dos municípios vizinhos realizar palestras de conscientização”, diz.
 
Ele destaca também que com o início da campanha, a comarca procurou intensificar as ações de combate à violência doméstica. “Além das palestras, também priorizamos os processos relacionados ao tema, distribuímos panfletos e, sempre que posso, vou à recepção do fórum falar sobre o assunto com as pessoas”, ressaltou o juiz.



 
Campanha Justiça Pela Paz em Casa

Sobre a Campanha Justiça Pela Paz em Casa, idealizada pela ministra Cármen Lúcia e que mobilizou o Poder Judiciário de todo o país contra a violência doméstica, o magistrado afirma que a iniciativa é importante e necessária. “Fala-se muito na necessidade do Judiciário em buscar a pacificação das questões. Mas, melhor que isso é usar o Poder Judiciário para conscientizar as pessoas e prevenir esses conflitos”.
 
Para a assistente social do Fórum de Rio Branco, Alciene Teixeira Montoanele, as palestras com o grupo de convivência do Cras superou as expectativas. “As pessoas se envolveram bastante com o tema durante a palestra, fazendo comentários e perguntas. As informações sobre a lei, a maioria já tinha. O grande diferencial foi a consciência que vimos despertar em cada um”, destaca.

O psicólogo do CRAS de Lambari D’Oeste, Renato Fernandes da Silva, concorda que a palestra trouxe um grande impacto na vida de todos. “As pessoas sabem da lei, mas por medo ou outras razões acabam se calando. E a presença de um juiz traz a segurança de que a lei vai ser aplicada”, garante.
 
De acordo com o magistrado, mais palestras estão sendo programadas para os próximos meses.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet