Olhar Conceito

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política Cultural

Fórum em Cuiabá discute estratégias para fomentar a cultura

Pensar a cultura como um setor produtivo e visualizar políticas públicas como estratégia de desenvolvimento nos municípios foram os principais pontos abordados no 1º Encontro do Fórum “CRIAAÇÃO”, realizado nesta quarta-feira (06), em Cuiabá. O fórum reuniu secretários, dirigentes municipais de cultura e representantes do segmento.

“Este é um momento de dar apoio ao governo, à sociedade e servir como uma ponte que aproxime o município do Ministério da Cultura e, assim alinharmos parcerias e ações que beneficiem as cidades e seus projetos”, ressaltou o secretário-adjunto de Cultura de Cuiabá e presidente do fórum, José Paulo da Motta Traven.

Durante a programação também foram debatidas Políticas Nacionais de Fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura e a revisão da legislação do “CPF” da Cultura: Conselho Estadual, Plano Estadual e Fundo Estadual da Cultura.

O secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Guilherme Varella, destacou a importância da mobilização dos municípios na busca de incentivo e execução dos planos de trabalho.

“A criação deste fórum é muito importante para aprofundar a discussão sobre as políticas culturais em território nacional, porque quanto mais os municípios se organizarem para trabalhar, conseguir qualificar sua gestão cultural e otimizar recursos, melhor”.

Segundo ele, entre as novas medidas adotadas pelo ministério está a realização de uma Caravana nos 27 Estados do Brasil, entre eles, Mato Grosso. “A princípio faremos um diagnóstico da situação da cultura com base nos planos colegiados. Estamos reestruturando a gestão e priorizando a dimensão das artes e economia da cultura”, concluiu Varella.

Iniciativas nesse sentido também já estão sendo pensadas pelo Governo do Estado, conforme explicou o secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer, Leandro Carvalho.

“Temos trabalhado um debate estruturado e que represente o pensamento coletivo. A qualificação em setores é mais demorada, porém muito importante. Entre os novos projetos a serem colocados em prática está o Centro de Economia Criativa, que tem como formato ver a cultura além das artes”, disse.

O fórum CRIAAÇÃO tem como objetivo proporcionar a integração e o intercâmbio entre os gestores da cultura, possibilitando mais efetividade na participação dos municípios.

Também participaram do encontro o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado, a secretária-adjunta de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Regiane Berchieli, o secretário-adjunto municipal de Turismo, Jefferson Preza, além de representantes dos municípios de Rondonópolis, Cláudia, Nova Monte Verde e Campo Novo do Parecis.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet