Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

120 vagas

Bairros carentes de Cuiabá recebem curso de culinária de reaproveitamento alimentar do Sesi

Foto: Reprodução

Bairros carentes de Cuiabá recebem curso de culinária de reaproveitamento alimentar do Sesi
Dois bairros de Cuiabá receberão, em outubro e novembro, o projeto ‘Cozinha Brasil’, com cursos de culinária de reaproveitamento alimentar. Cento e vinte pessoas farão o curso nos bairros Pascoal Ramos e 1º de Março, durante as duas etapas. A iniciativa é do Serviço Social da Indústria (Sesi) em parceria com a Assembleia Legislativa.

Leia mais:
'Concerto Solidário' traz alunos de conservatório para Teatro da Assembleia e ainda ajuda instituições
Com preços módicos, nova hamburgueria cuiabana não economiza no tamanho e chama atenção

A primeira edição do curso acontece de 6 a 8 de outubro no Pascoal Ramos, na Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, em duas turmas. As vagas são limitadas em 60. Já no 1º de Março o curso acontece de 10 a 12 de novembro, também com 60 vagas.

O programa Sesi ‘Cozinha Brasil’ apresenta receitas fáceis, nutritivas e de baixo custo. O curso de educação alimentar ensina o preparo dos alimentos de forma inteligente e sem desperdício.

Para isso, todas as partes dos alimentos são aproveitados, até mesmo caule, talos, cascas, folhas e sementes. Os profissionais ainda ensinam receitas e noções de higiene alimentar, economia doméstica e elaboração de cardápios equilibrados. O curso tem duração de 10h, e resulta em certificado do Sesi.

Em reunião nesta semana, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), assinou o contrato do projeto junto com a presidente de Honra da Sala da Mulher, Maria Teresa Maluf, o vereador por Cuiabá, Maurélio Ribeiro (PSDB) e os presidentes das associações dos dois bairros, Edmilson Batista de Souza (Pascoal Ramos) e Regina Santos (1º de Março).

“Sabemos que nos dias atuais, o orçamento familiar tem que ser mais composto, esse projeto Cozinha Brasil, na qual assinamos acordo com o Sesi, articulado pela Sala da Mulher, trará benefício a dois bairros de Cuiabá, para que as famílias sejam capacitadas e possam aproveitar todas as partes do alimento, e até para posteriormente, produzir mais e aumentar a renda familiar”, afirmou Maluf.

Já Maria Teresa Maluf,presidente da honra da sala da mulher, explicou que o objetivo é levar a capacitação nos bairros para a população: “Estamos entusiasmados, pois as pessoas têm nos procurado, e no próximo ano, queremos ampliar e atender outros bairros”.

Os presidentes das associações comemoraram a ida até a Assembleia: “O Poder Legislativo está indo na comunidade, e nos da a liberdade de estarmos mais próximos das pessoas que fazem as leis. Esse projeto vai qualificar as pessoas nos bairros, melhorando a qualidade de vida, podendo gerar emprego e renda. A maioria das famílias do nosso bairro depende de projetos como esse para aumentar a renda”, comentou Edmilson de Souza, do Pascoal Ramos.

Já Regina Santos, representante do 1º de Março, disse que os bairros agradecem a realização de projetos como esse na periferia. “Porque vem agregar muito para a comunidade, pode aumentar a renda familiar, hoje no país, temos muito desperdício de comida, e lá vão ensinar a reaproveitar”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet