Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

‘A Geladeira Mágica’

Mais de 400 estudantes da rede pública de Cuiabá assistirão espetáculo de teatro infantil

Foto: Reprodução

Mais de 400 estudantes da rede pública de Cuiabá assistirão espetáculo de teatro infantil
Mais de 400 estudantes, com idades entre seis e dez anos, de três escolas da rede pública de Cuiabá vão assistir o espetáculo "A Geladeira Mágica", nesta terça e quarta-feira (21 e 22), no Teatro do Sesc Arsenal, na capital. A peça de teatro usa de elementos lúdicos para promover importantes debates sobre consciência alimentar e alimentação saudável.

Leia também 
Shows de Karola Nunes e Juliane Grisólia são atrações da 1ª Feira Afro da Casa das Pretas

O espetáculo acontece de forma presencial, gratuita e com acessibilidade, proporcionando aos estudantes o contato com o teatro e aprendizagens sobre temas relevantes. A peça, que estreou em 2019, chega pela primeira vez em Cuiabá, patrocinada pela Lei de Incentivo à Cultura

A turnê pelo Brasil passará por Curitiba e Umuarama (PR), Salvador (BH), Belém e Marabá (PA), além de Cuiabá, com 24 apresentações.  Produzida pela WB Produções, o espetáculo tem como objetivo oportunizar a difusão cultural.

Um dos autores do espetáculo, Eneides Ribeiro, destacou o desafio de trabalhar com elementos lúdicos para promover reflexões. Para ele, a peça dialoga com inúmeros conflitos e dilemas que já são compreendidos pelas crianças. 

“Trabalhar com o lúdico enquanto possibilidade de promover reflexões é um desafio. A arte, quando exercida de modo consciente, também nos permite encarar a realidade em diversas perspectivas, de modo a contribuir para o estímulo de reflexões necessárias". 

Murilo Goés, que também é autor da peça, ressaltou que os estudantes serão convidados a analisar bons e maus comportamentos, além de seus respectivos efeitos nas situações de uso. 

“Reunimos referências clássicas do universo literário infantil para resgatarmos e provocarmos alguns lugares-comuns reproduzidos frequentemente aos pequenos aprendizes. Longe de ser uma dramaturgia fria (ou congelante), acreditamos em uma geladeira mágica pelo seu principal efeito em um universo cênico de fantasias: o de desenvolver pensamentos concretos e crítico". 

Sinopse

Nina e Luca são primos que sempre se encontram para brincar na casa de sua avó, lugar em que também aprendem bastante. Numa manhã de sábado, Arlete - a senhora dos bons hábitos - sai em busca de ingredientes para o almoço.

A curiosidade em desvendar outras delícias na cozinha da avó antes do horário da refeição faz com que os primos vivam momentos de magia e de surpresa cada vez que abrem a porta de uma misteriosa geladeira. Em um universo onde o faz de conta sempre pode acontecer, versões diferentes de clássicos da literatura infantil vêm à tona para apresentar novas lições de bons hábitos a crianças e a quem mais for capaz de mergulhar em seus acontecimentos.

Com leveza e humor, “A Geladeira Mágica” é uma dramaturgia que pretende ensinar por meio do lúdico e faz da imaginação um espaço fértil para solidificar boas ideias.

Serviço:

Turnê – ‘A Geladeira Mágica”

Data: terça-feira (21), às 14h e 16h

quarta-feira (22), às 10h e 14h (sessões com intérprete de libras)

Local: Teatro Sesc Arsenal

Unidades Educacionais

- EMEB Profª. Alzira Valladares

- EMEB Adelina Pereira Ventura

- EMEB Prof. Francisval de Brito
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet