Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Turismo

avaliadores na cidade

Chapada dos Guimarães pode se tornar 6º Geoparque brasileiro; Unesco faz visita

Foto: Reprodução

Chapada dos Guimarães pode se tornar 6º Geoparque brasileiro; Unesco faz visita
Desde sexta-feira (9), os avaliadores da Unesco, Helga Irina Chulepin Molina, do Uruguai, e Miguel Angel Cruz Perez, do México, estão visitando importantes pontos turísticos de Chapada dos Guimarães (64 km de Cuiabá). A visita técnica tem como objetivo o reconhecimento do território como um dos 177 geoparques do mundo. Chapada dos Guimarães pode se tornar a sexta cidade brasileira da lista. 

Leia também
Inspirados na Carreta Furacão, dançarinos fantasiados levam alegria para periferias de Cuiabá e VG


Durante a visita dos avaliadores, a comissão de pesquisadores e autoridades locais visitarão diversos atrativos de Chapada dos Guimarães. O cronograma de atividades segue até quarta-feira (14). 

Além de participarem de programações culturais e reuniões temáticas, os avaliadores vão conhecer lugares como a Caverna Aroe Jari, Cidade de Pedra, Geossítio Dinossauros Morro do Cambabe, Parque Nacional, Museu do Santuário de Sant’Ana, entre outros.

Conforme a Unesco, os Geoparques Mundiais são áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. 

A abordagem combina conservação e desenvolvimento sustentável, envolvendo as comunidades locais no processo. De acordo com o projeto Geoparque Chapada dos Guimarães, na cidade são encontradas rochas que podem contar como era o planeta há 1 bilhão de anos. 

O local já foi deserto e mar, além de registrar glaciações, formação de grandes cordilheiras, vulcões e antigos rios. Em algumas das rochas, de acordo com a pesquisa, são encontros fósseis marinhos da era paleozóica e de dinossauros da era mesozóica. 

No total, existem 25 geossítios em Chapada dos Guimarães. O geoparque é um modelo de gestão territorial baseado nos conceitos de sustentabilidade e que promove ações de geoeducação, geoturismo e geoconservação no município. O limite do território é o limite municipal.

O Brasil já possui cinco geoparques Unesco:
 
Geoparque Araripe

Geoparque Cânions do Sul

Geoparque Seridó

Geoparque Caçapava

Geoparque Quarta Colônia
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet