Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

​'COMO SUPERAR OBSTÁCULOS'

André D’Lucca realiza palestra motivacional com humor em escolas públicas de Cuiabá

Foto: Reprodução

André D’Lucca realiza palestra motivacional com humor em escolas públicas de Cuiabá
“Como Superar Obstáculos com Humor” é o tema da palestra realizada pelo ator, diretor e produtor cultural, André D´Lucca, em  dez escolas da rede estadual de ensino em bairros da periferia de Cuiabá. A ideia é levar a vivência do ator como um espelho para que os estudantes continuem a seguir seus sonhos, sempre priorizando os estudos, aprendendo a superar os obstáculos que possam aparecer em suas vidas, com humor. 

Leia também
Deficiente visual, cadeirante e sommelier PCD descrevem ‘liberdade’ após saltos em Chapada; veja vídeos


O projeto visa atender duas mil pessoas, entre estudantes e professores, de todas as idades, durante dois meses, para promover e valorizar a Educação recebida em sala de aula. “É uma palestra que eu já fazia em algumas escolas, para eu dividir com os alunos um pouco da minha trajetória, ensinando de que forma eu fui superando os obstáculos que surgiram na minha vida, para inspirá-los a não desistirem de realizar os sonhos que eles almejam, por conta desses obstáculos, que geralmente são pessoas”, explica D’Lucca.

Com 50 minutos de duração, a palestra ainda conta com tempo de interação com perguntas e bate-papo. O projeto refere-se a escolas de periferia, pois o contexto social, econômico e político interfere no trabalho do professor e no processo de aprendizagem dos alunos.

Serão abordadas temáticas que fazem parte do cotidiano dos jovens evidenciando formas de lidar com as dificuldades, pautando a importância dos estudos e como o humor ajuda em determinadas ocasiões, como no caso o humor e o teatro ajudaram o palestrante.

As palestras serão abertas ao público de forma gratuita e o objetivo é beneficiar, principalmente, os jovens, na faixa etária entre 18 e 38 anos, professores da rede pública, moradores das periferias, pessoas LGBTQIAP+ quilombolas e descendente, classes C, D e E; e pessoas que se autodeclaram negras, pardas, brancas, indígenas.

Programação

O projeto já passou por quatro escolas de Várzea Grande (VG), nas Estaduais José Leite de Moraes e Deputado Emanuel Pinheiro, no bairro Cristo Rei, Gonçalo Botelho de Campos, no Jardim Costa Verde, e na Escola Professor Fernando Leite de Campos, em Nova Várzea Grande. Ainda tem mais seis a serem atendidos, entre Cuiabá e a vizinha VG.

O próximo atendimento será em Cuiabá, nesta quinta-feira (17), na Escola Estadual André Avelino Ribeiro, localizada no bairro CPA 2, das 7h40 às 8h40, e na Leovegildo de Melo, no bairro CPA 3, das 10h às 11h. 

Na sexta-feira (18), o ator volta para Várzea Grande, onde apresenta a palestra primeiro na Escola Estadual Professora Adalgisa, no bairro Água Vermelha, das 8h às 9h. Depois, ele segue para a Escola Estadual Deputado Salim Nadaf, na Cohab Cristo Rei, 10h às 11h. D'Lucca finaliza o dia na Escola Estadual Governador Júlio Strubing Müller, no bairro Cristo Rei, das 13h30 às 14h30.

O projeto será encerrado em 22 de agosto. “Como Superar Obstáculos com Humor” é um projeto patrocinado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, via emenda parlamentar impositiva do deputado estadual Lúdio Cabral, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Sobre o ator

Além de ator, André é diretor e produtor. Conhecido por dar vida à personagem Almerinda George Lowsbi, que em 2023 completa 23 anos de reconhecimento, enquanto D’Lucca faz 33 anos de carreira. Ele teve a oportunidade de trabalhar com a supervisão das atrizes Heloísa Perissé e Ingrid Guimarães, quando tudo começou, em 2000.

Na época, ele criou a história da emergente Almerinda George Lowsbi, uma figura com perfil psicológico atípico que faz revelações bombásticas em suas sessões de análise, em “Os Segredos de Almerinda”. Foi tanto sucesso que na época foi vista por mais de 200 mil expectadores, enquanto morava no Rio de Janeiro.

Mas Almerinda não parou por aí. Nesses anos, além de apresentar a peça Os Segredos de Almerinda pelo Brasil, o ator criou vários espetáculos, trazendo vários temas com a rica, e agora milionária Almê. De volta a Cuiabá, entre 2016 e 2020, até começar a pandemia da covid-19, André manteve o Espaço InCasa, onde tinha uma escola de teatro com crianças, adolescentes e adultos, e criou diversos espetáculos. 

Do InCasa formaram vários atores que hoje se destacam em Mato Grosso e até mesmo fora do Estado, no Rio de Janeiro e São Paulo, com peças de teatro e séries, tal como Ariana Carla, que ganhou o Prêmio MT Artes com trabalho escrito e atuado por ela. 

Atualmente, André D’Lucca está morando em São Paulo, trabalhando com teatro no Grupo Vertigem, um dos maiores do Brasil.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet