Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Lei Paulo Gustavo

Previsão é de que inscrições para 14 editais abram em meados de outubro; veja áreas contempladas

Foto: Reprodução

Previsão é de que inscrições para 14 editais abram em meados de outubro; veja áreas contempladas
Os 14 editais da Lei Paulo Gustavo serão lançados a partir da segunda quinzena de outubro e vão contemplar audiovisual, artes visuais, economia criativa e solidária, patrimônio histórico e museus, literatura, música, teatro, circo, dança, capoeira, bandas e fanfarras, cultura hip hop, artesanato, carnaval e festividades populares. No total, R$ 34 milhões serão destinados para contemplar os projetos selecionados. 

Leia também
Rashid enaltece cena de Cuiabá: ‘do Mano Brown ao soldadinho do rap, todos são importantes’


Os editais foram apresentados pela secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) nessa segunda-feira (2), com objetivo de adiantar as informações para atender os 141 municípios e possibilitar que os realizadores culturais possam começar a elaboração dos projetos. 

Dentre os projetos a serem contemplados pelos editais estão produções, salas de cinema, acervo, formação e licenciamento de audiovisuais, além de Prêmio de Literatura, segunda edição do MT Preservar e MT Criativo – feiras. 

Outra novidade apresentada foi a continuidade do edital Viver Cultura, desta vez dividido em duas categorias: Expressões, que abrangerá segmentos artísticos, e Identidades – que envolverá públicos considerados minorias e/ou vulnerabilizados, como populações negras, indígenas, LGBTQIA+, egressos do sistema prisional, imigrantes, pessoas em situação de rua e pessoas com deficiência, dentre outras.

“Os editais que apresentamos são frutos de um acúmulo de conversas, de escutas públicas, e todos passaram pelo crivo do Conselho de Cultura. Estamos trabalhando com a ideia de diversidade e democracia, uma Lei Paulo Gustavo com oportunidades para todas as pessoas”, explicou o secretário adjunto da Secel, Jan Moura.

A previsão é que as inscrições sejam abertas em meados de outubro e prossigam durante 15 dias.

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet