Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

MELHORIAS NA CAPITAL

Prédios históricos de Cuiabá são restaurados com investimentos do edital MT Preservar

Foto: Reprodução

Prédios históricos de Cuiabá são restaurados com investimentos do edital MT Preservar
O Governo de Mato Grosso, por meio do Edital MT Preservar da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), está investindo na restauração de prédios históricos em Cuiabá. Nove imóveis receberam melhorias de infraestrutura, incluindo igrejas, residências e locais institucionais do centro histórico da capital mato-grossense.

Leia também
Destaque do Blues da capital se apresenta neste sábado em Chapada dos Guimarães

O Edital MT Preservar contemplou imóveis pertencentes a pessoas físicas, organizações sociais e prefeituras mato-grossenses, abrangendo comércios, residências, igrejas e locais institucionais, como museus e espaços culturais.

As propostas selecionadas receberam valores que variaram entre R$ 50 mil e R$ 300 mil, destinados à conservação e recuperação de fachadas, coberturas, adequação para acessibilidade, instalações elétricas, hidrossanitárias e prevenção contra incêndios.

Entre os prédios já beneficiados, a Igreja Nosso Senhor dos Passos teve sua restauração concluída, incluindo serviços de manutenção e conservação da pintura.

Outro edifício contemplado foi a Casa das Pretas, sede do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE), que passou por conservação e manutenção da fachada e cobertura. Uma residência na rua Galdino Pimentel também recebeu manutenção em sua cobertura.

O Abrigo Bom Jesus, localizado na rua Pedro Celestino, recebeu estabilização e manutenção predial. Segundo o superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, Robinson Araújo, o MT Preservar visa valorizar o Centro Histórico de Cuiabá, preservar sua história e fomentar mão de obra local qualificada.

Atualmente, estão em andamento as obras na Igreja da Boa Morte, tombada como patrimônio histórico do Estado, e em mais quatro imóveis residenciais, com previsão de entrega ainda neste ano.

O secretário titular da Secel, Jefferson Carvalho Neves, destaca que os investimentos trarão retorno para a população e visitantes, além de movimentar a economia local e aprimorar a experiência turística, fortalecendo a vocação de Cuiabá para o turismo. (Com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet