Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

três dias de evento

Conferência Estadual de Cultura reúne 400 pessoas para debater e propor políticas públicas para MT

Foto: Reprodução

Conferência Estadual de Cultura reúne 400 pessoas para debater e propor políticas públicas para MT
A 5ª Conferência Estadual de Cultura começa nesta terça-feira (24), no Hotel Fazenda Mato Grosso, com participação de 400 pessoas, entre representantes dos municípios e autoridades, além do secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Jefferson Neves, e o adjunto da Pasta, Jan Moura. O evento é aberto ao público e a programação segue até quinta-feira (26), com palestras, oficinas e grupos temáticos. 

Leia também
Por problemas de logística, show de Alcione em Cuiabá é adiado para 2024


A abertura da Conferência Estadual de Cultura será realizada nesta terça-feira (24), às 19h, no Hotel Fazenda Mato Grosso. Em Mato Grosso, participam os eleitos nas conferências locais e regionais, gestores públicos municipais e estaduais, além de membros do Conselho Estadual de Cultura.

“A Conferência Estadual de Cultura é uma oportunidade que a sociedade civil tem para participar ativamente do desenvolvimento das políticas culturais. Após um hiato de cinco anos, esta quinta edição é um marco e esperamos que os municípios estejam conosco neste momento de pensar, avaliar e propor novas ações para fomentar e fortalecer a nossa cultura”, destacou Jefferson.

Ao todo, 105 municípios realizaram as conferências municipais e intermunicipais, com participação de mais de cinco mil gestores públicos e fazedores de cultura de todas as regiões de Mato Grosso.

O tema deste ano é Democracia e Direito à Cultura, que segue o direcionamento da Conferência Nacional de Cultura. Para apresentar o conceito aos participantes, haverá uma palestra sobre o tema nesta quarta-feira (25), às 8h. A atividade será conduzida pelo doutor em Comunicação e Cultura e coordenador do Observatório da Diversidade Cultural (organização não governamental localizada em Minas Gerais), José Márcio Barros.

A realização das conferências locais e regionais é uma das prerrogativas para participação de estados e munícipios na Conferência Nacional de Cultura, agendada para 4 a 8 de março de 2024, em Brasília.

Nos eventos municipais e estaduais, além de avaliação e proposição de ações e metas, também são eleitos os representantes legais que terão direito a voto no encontro nacional, onde são definidos os eixos prioritários para investimentos na cultura de todo país.

Programação

24 de outubro

8:00 - 18:00 - Credenciamento
14:00 - 17:00 - "Observatório da Cultura" - Cultura em números, projeções e análise de impacto
19:00 - Solenidade de abertura

25 de outubro
8:00 - Palestra "Democracia e Direito à Cultura", com o professor doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Observatório da Diversidade Cultural (ODC), José Márcio Barros
9:30 - 12:00 - Discussões nos Grupos de Trabalho (GTs) - 6 Eixos temáticos
14:00 - 18:00 - Continuidade das discussões nos GTs / Aprovação das propostas na plenária
18:00 - Jantar e Apresentações culturais

26 de outubro
8:00 - 12:00 - Plenária Final / Eleição dos delegados para a 4ª CNC e delegados setoriais/Encerramento

Inscrições
As inscrições para a Conferência Estadual de Cultura ainda estão abertas, e podem ser feitas por este link: https://mapas.mt.gov.br/oportunidade/451/#info

Serviço:
5ª Conferência Estadual de Cultura
Data: 24, 25 e 26 de outubro
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso - Rua Antônio Dorileo, 1100, Coxipó, Cuiabá/MT
Informações: telefones (65) 3613-0233 / (65) 98174-0157 e email cgsec@secel.mt.gov.br
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet