Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

projeto de dissertação

Pesquisadora cria questionário para investigar proximidade da população cuiabana com museus

Foto: Reprodução

Pesquisadora cria questionário para investigar proximidade da população cuiabana com museus
Com o objetivo de formular um indicador sobre a proximidade da população com os museus de Mato Grosso, ou ausência de interação, a pesquisadora Julianne Quadros começou um processo de sondagem via questionário online que pode ser acessado até 5 de abril.

Leia também 
Cuiabano abre 'fazendinha urbana' com mais de 15 tipos de animais para interação com crianças
 
Com um diagnóstico atualizado sobre as impressões que as pessoas têm sobre espaços expositivos, como museus e galerias, há a possibilidade ainda dos resultados subsidiarem a elaboração de políticas públicas para o setor e consequentemente, as propostas incluirão também, agentes da cadeia produtiva das artes visuais.
 
“Quero saber qual a importância desses espaços na vida das pessoas e frente à relevância, entender se as pessoas estão dispostas a pagar pela visitação. Contribuição esta que pode, por exemplo, impulsionar a criação de fundos próprios para a manutenção desses espaços”, explica a pesquisadora. Dessa forma, a pesquisa indicará ainda mecanismos para a gestão e caminhos viáveis para a sustentabilidade desses aparelhos culturais.  
 
As respostas podem indicar ainda, quais as demandas da população em relação à programação que querem consumir. “Outro ponto que pode ser verificado é se há uma necessidade maior de ampliação de programações destinadas a crianças, exemplificando. É algo que será apontado pelas pessoas que puderem colaborar com essa apuração”.
 
Então, a pesquisadora faz um apelo: “Quanto mais pessoas responderem, mais seguros serão os resultados. É bem rápido e sem identificação”. A aplicação do questionário é parte do projeto de dissertação do Programa de Pós-Graduação Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS em parceria com o Itaú Cultural.

Acesse: https://forms.gle/SDAogShVqb1QffV99
Mais informações: 65 99686-5898
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet