Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Música

Batuca MT

Percussão alternativa feita com instrumentos recicláveis desperta interesse de grupo de siriri

Foto: Reprodução

Percussão alternativa feita com instrumentos recicláveis desperta interesse de grupo de siriri
Alunos de Chapada dos Guimarães tiveram a ideia de acrescentar a percussão de instrumentos recicláveis ao grupo de siriri que participam, no distrito de Água Fria, após participarem do projeto Batuca MT, que atendeu 250 estudantes da rede pública em Mato Grosso. 

Leia também 
Conheça projeto social que transforma lixo em instrumentos de percussão em Cuiabá: 'protagonismo através da arte'


Foram quatro meses de ações realizadas em 10 escolas, onde crianças e adolescentes tiveram três dias de imersão na música, tirando o som de instrumentos feitos a partir do lixo seco, como latinhas de alumínio, latões de tinta reciclada, galões plásticos, pedaços de madeiras (tipo cabos de vassouras velhos) e tampinhas de desodorantes.

Ao final de cada oficina o arte educador da startup Anjos da Lata, Anselmo Parabá, deu uma aula de consciência ambiental, com a palestra “Educação Ambiental, Cultura Mato-grossense e Empreendedorismo”, seguida de uma apresentação na escola, de tudo o que eles aprenderam. 

As oficinas resultaram no interesse de três escolas em manter a ação com o arte educador Anselmo Parabá, nos municípios de Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço e Acorizal. 

Já em Acorizal e Barão de Melgaço, a intenção é dar continuidade com aulas de percussão, criando um núcleo permanente nas escolas, para que os grupos se apresentem em eventos comemorativos de cada cidade.

A metodologia conta com 03 dias de atividades, onde os alunos constroem seus instrumentos e descobrem habilidades musicais com uma consciência de aproveitamento do lixo e cuidado com o meio ambiente. 

Projeto Batuca MT

O Projeto Batuca MT é uma realização do Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação, em rede com a Statup Social Anjos da Lata – Sucata Musical, patrocinado pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), via emenda parlamentar impositiva do deputado estadual Dr. João, com o apoio do deputado estadual Beto Dois a Um. Conta com o apoio da Assembleia Legislativa do Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet