Olhar Conceito

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Colunas

Marido na Cozinha dá dicas gastronômicas para quem for ao Pará

Arquivo Pessoal

Semana passada estive em Belém no 12º Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense.

O evento é um dos maiores e mais relevantes no segmento gastronômico nacional, além de ser uma imersão em regionalismo, tradição e cultura amazônica.

Quem idealizou o evento, como já contei AQUI, foi Paulo Martins, Chef e empresário, já falecido. Mas quem lidera o processo atualmente é sua família, ainda proprietária do restaurante Lá em Casa, que fica nas Docas e merece muito uma visita. Almocei por lá e degustei um fantástico peixe em posta, o filhote, ao molho de taperebá, além é claro de pato no tucupi e maniçoba.

O Festival acontece com oficinas, exposições e visitas. Esse ano a visita foi à produção de tucupi e contou com a presença do Chef Alex Atala.





Quando for a Belém visite o Point do Açaí. Em especial, a unidade linda e cheia de história que é um Casarão completamente revitalizado e que serve o autêntico peixe com farinha e açaí do norte do país. Do tipo mais especial e selecionado o açaí de lá é um manjar dos deuses. E pode ser servido com charque, camarão e pirarucu frito. Marido na Cozinha recomenda a visita!



Aí na foto estou degustando um açaí delicioso no evento que fecha o Festival, o chamado Chefs na Praça. Na verdade me esbaldei em 2 tigelas. Além do açaí (sem açúcar) servido com farinha empaneirada, o pirarucu frito acompanhou o prato.



Se tiver um tempinho recomendo a visita à Saldosa Maloca, restaurante que fica na Ilha do Combu, da querida Chef Prazeres (ou Neneca). Fafá de Belém e outros famosos são clientes e vivem por aquelas bandas.Atenção pois só abre sábados, domingos e feriados, em algumas épocas também abre às sextas-feiras. Consulte antes de se deslocar.Aí na foto peixe, tucupi com jambu e um molho de cupuaçu pra acompanhar.





Prove um brigadeiro com mais autêntico cacau produzido pela Nena, também na Ilha do Combu.Ambas super queridas e solícitas. Esse cacau é famoso e usado por Chefs como Alex Atala, Roberta Sudbrack e Thiago Castanho.

E delicie-se com um cardápio contemporâneo e completamente autoral no Remanso do Bosque, pelas mãos de Thiago e Filipe Castanho.O que há de mais fresco e regional revisitado pelas mãos desses talentosos meninos da família Castanho.

Impossível esquecer o melhor tacacá que já provei na vida: tucupi, jambu e camarão da D. Maria. Todos os dias a partir de 17h, trailler com fila quilométrica próximo à Igreja de Nazaré. Vale a visita. A esposa provou o vatapá e amou também. DIVINO!

Espero voltar mil vezes pra provar os sabores desta terra linda e receptiva. Aproveite a vida e visite Belém, você também vai se encantar.

Quer ficar por dentro das minhas aventuras gastronômicas? Acompanhe meu instagram @TolentinoNeto.


Comentários no Facebook

Sitevip Internet