Olhar Conceito

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Colunas

Marido na Cozinha fala hoje sobre o Açaí

Arquivo Pessoal

Já contamos AQUI a experiência bacanérrima da minha ida ao Festival de Gastronomia Ver-o-Peso no Pará.

Fiquei fã do Estado do Pará e da gastronomia, em especial do açaí. E como bom apreciador trouxe meu isopor lotado pra consumir essa delícia aqui em Mato Grosso.



AQUI contei sobre o Point do Açaí, o restaurante que serve o melhor açaí do Estado do Pará.

E o que é essa fruta que desperta tanto amor e curiosidade?

O açaí é uma palmeira (também chamada de uaçaí, juçara, palmiteiro, entre outros) e que produz um fruto bacáceo de cor roxa.




Na região norte é consumido com farinha de mandioca ou tapioca, sempre gelado e acompanhado de peixe, carne ou camarão.

Já no sudeste e centro-oeste é muito consumido como sucos ou vitaminas, muitas vezes misturado a xarope de guaraná (não sou muito fã!) em especial em receitas funcionais (pra saber mais sobre receitas funcionais clique AQUI ).

O açaí é colhido nas árvores, em seguida é despolpado (processo de tirar a polpa) e processado para em seguida ser consumido.

A fruta tem propriedades antioxidantes, em especial a presença de antocianinas. Este efeito antioxidante é responsável pela ação anti-inflamatória e melhora do perfil lipídico (aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim, graças à presença dos fitoesteróis na polpa). Além disso fortalece o sistema imunológico, é um tônico natural, vasodilatador, promove reposição energética e fonte de ferro, sem contar que é DELICIOSO.

Dois cuidados no seu consumo: altamente calórico e uso com critérios para pessoas diabéticas. Nada melhor do que consultar um nutricionista pra recomendar o uso e a quantidade dessa delícia. #ProcureUmNutricionista

E pra acompanhar as receitas, novidades e curiosidades gastronômicas curta nossa página no facebook AQUI e siga-me no Instagram 


Comentários no Facebook

Sitevip Internet