Olhar Conceito

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

odontologia estética

Lente de contato dental é feita de porcelana e corrige imperfeições de cor, manchas e desgaste

Foto: Reprodução / Ilustração

Lente de contato dental é feita de porcelana e corrige imperfeições de cor, manchas e desgaste
Uma nova técnica para melhorar o sorriso e corrigir imperfeições como dentes manchados, quebrados, desgastados ou desalinhados, para fechamento de espaços interdentais, para aumentar o volume labial e, em muitos casos, para pessoas em que o tamanho muito pequeno dos dentes não combinam com a sua face ou mesmo com o seu biótipo é a utilização de ‘lentes de contato dentais’.

Leia mais:
Semana de conscientização da importância de doação da medula óssea começa na próxima semana em Cuiabá

Parte essencial da odontologia estética, a técnica garante a reabilitação da saúde bucal e a manutenção da jovialidade do sorriso. Feitas de peças superfinas de porcelana (fragmentos cerâmicos), com espessura entre 0,2 e 0,4mm, as lentes são fixadas sobre a superfície dental em um procedimento estético funcional.

As lentes resolvem imperfeições de cor, forma e posição dos dentes. Em certos casos, é possível até descruzar a mordida e resgatar o tamanho original de dentes desgastados pelo bruxismo.

Eibel Carvalho, especialista em periodontia e implante, afirma que é preciso analisar individualmente cada caso e respeitar o biótipo do corpo para realizar o procedimento.

“Se os olhos podem ser considerados as janelas da alma, o sorriso é o convite. A maioria das pessoas não tem ideia do poder que um sorriso possui – e que, sim, ele pode ser aprimorado”, enfatiza Elibel.

As lentes são a evolução das ‘facetas de porcelana’, que eram mais grossas e desgastavam mais os dentes. Atualmente, o procedimento é minimamente invasivo. No entanto, é necessário que ele seja feito por profissionais capacitados para a reabilitação. “Contar com um cirurgião-dentista e um técnico em prótese dental (protético) que possuam expertise é essencial, pois exige um trabalho artesanal – por parte destes profissionais – que são responsáveis pelo resultado ideal: a naturalidade do sorriso”, afirma Elibel.


Eibel Carvalho, especialista em periodontia e implante (Foto: Da Assessoria)

Para que o paciente veja o resultado antes do tratamento ser realizado, ainda na fase de planejamento é feita uma simulação com um material resinoso provisório. Assim, é feita uma sessão de fotos do rosto no ‘antes e depois’, e o paciente faz a comparação e aprova – ou não – a confecção das lentes definitivas.

As lentes têm manutenção simples e preventiva, já que acumulam menos placa bacteriana do que as restaurações de resina. Não é necessário, por exemplo, evitar o consumo de determinados alimentos ou bebidas.

É preciso, no entanto, manter consultas de manutenção preventiva com profissionais, marcadas de acordo com o fator de risco individual, podendo ser consultas trimestrais, quadrimestrais ou até mesmo semestrais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet